Kappa

O Kappa é um ser mitológico do folclore japonês.

O Kappa é um ser mitológico do folclore japonês. É considerado uma criatura da classe Suijin, que são seres sobrenaturais que vivem em lagos, rios, cascatas e outros locais com água em abundância. Os Suijin costumam ter poderes mágicos que tanto podem ser usados para o bem com o para o mal. No caso do Kappa, embora possa cometer actos violentos ao comer pessoas, quando capturado passa a ser um servo capaz de ensinar a confeccionar diversos remédios e outros produtos medicinais.

kappa

Os Kappa raptavam as pessoas junto ao rio.

Os Kappa consomem carne e vivem nos rios e lagos. Emitem um odor a peixe e têm uma carapaça de tartaruga às costas, cabeça humanóide, escamas, cabelos compridos em volta da cabeça, mãos e pés com membranas e uma pele esverdeada. Detestam objectos de metal e o barulho de explosões e tiros. Têm mais ou menos a altura de uma criança de 10 anos e são bastante fortes. Atacam cavalos e sobretudo humanos. Segundo a lenda eles alimentam-se do sangue, da força vital e retiram as suas entranhas através do ânus, deixando somente uma carcaça vazia. Algumas histórias falam de mulheres e crianças raptadas.

As forças e fraquezas do Kappa

Os Kappa são conhecidos pela sua força e por terem um grande conhecimento de práticas medicinais. Devido a terem uma grande força adoram lutar com as suas vítimas, utilizando principalmente a arte marcial do sumo. São também exímios nadadores. No entanto se uma pessoa confrontada com um Kappa, fizer uma vénia antes do combate, este irá imediatamente responder com uma vénia, pois os Kappa são obcecados com a ética e bons costumes. É aqui que reside também uma das suas características mais proeminentes.

Os Kappa têm uma pequena concavidade na cabeça, como se de uma pequena taça se tratasse, e nela está um pouco de água sagrada que lhes concedem os poderes mágicos. Quanto alguém responde com uma vénia, o Kappa ao responder da mesma forma, acaba por derramar o liquido da cabeça, ficando fraco e à mercê da pessoa que o pode capturar ou deixar que regresse ao lago ou rio onde vive. No entanto alguns Kappa, ao perceberem esta fraqueza começaram a usar placas de metal na cabeça para impedir que o liquido escorregue. A outra forma de derrotar um Kappa é arrancando um dos seus braços. Os membros dos Kappa são muito frágeis e caso a pessoa consiga arrancar um deles, o Kappa promete qualquer coisa para o obter de volta. Outra forma de os enganar é com pepinos, o único alimento que eles preferem a qualquer outra coisa, incluindo a carne humana.

A origem dos Kappa é difícil de precisar. Muitos dos desenhos e textos sobre os Kappa datam do período Edo. A publicação do livro de lendas Tono Monogatari por Yanagida Kunio, originalmente publicado em 1910, apresentava vários contos sobre os Kappa, gerando uma grande popularidade para estas criaturas. Os Kappa são muitas vezes retratados na indústria e cultura pop seja em animes, brinquedos ou outro tipo de produtos.

242 Visualizações 1 Total
242 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.