Buda

O que significa Buda

Buda (do sânscrito-devanagari: बुद्ध, que em português significa “desperto”) é um título ou condição dada pelo Budismo a todos aqueles que atingiram um estádio tão elevado que lhes permite contemplar de forma plena a verdadeira natureza das coisas e dos fenómenos e que, simultaneamente se dedicaram a transmitir a sua sabedoria aos demais. Neste estádio, pode-se viver absolutamente livre dos condicionamentos mentais que levam à insatisfação, ao descontentamento e ao sofrimento. Assim, e segundo a doutrina budista clássica, a palavra ‘Buda’ designa não apenas uma pessoa ou mestre religioso que viveu numa época em particular mas todos aqueles que alcançaram a dita dimensão espiritual. Pode também designar qualquer ser que atinja a iluminação mesmo que esteja ainda a percorrer o caminho (designados por bodhisattva).

Atualmente, as referências a Buda referem-se em geral ao Buda histórico, também chamado Siddhartha Gautama (ou Shakyamuni), mestre religioso e fundador do budismo no século VI antes de Cristo. De acordo com a tradição, Shakyamuni terá atingido a iluminação durante uma meditação sob a árvore Bodhi, tendo alterado na altura o seu nome para Buda, que significa ‘desperto’. Shakyamuni está considerado como o buda ‘um’ numa cadeia permanente de budas passados e futuros, até culminar em Maytreia, o buda numerado como o ‘cinco’ entre os budas terrenos. Além dos budas terrenos, tornaram-se também populares cinco budas cósmicos ou transcendentes, incluindo Vairochama, o primeiro dos budas transcendentes, Mitabha (ou Amida, no Japão), venerado pelos membros da Escola Terra Pura, Akshobya, cuja ajuda se procura para superar a ira, Ratnasambhava, que está associado à transformação das dependências do orgulho e da avareza, Amoghasiddhi, que simboliza a realização prática dos restantes quatro, sendo associado ao núcleo terreno Maytreia.

410 Visualizações 2 Total
410 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.