Acteão

Quem foi Acteão, herói da mitologia grega?: Acteão foi um herói mitológico da Grécia Antiga, filho de Aristeu (por sua vez filho de Apolo e de Cirene) e de Autónoe…

Quem foi ActeãoActeão

Acteão (ou Acteon) foi um herói mitológico da Grécia Antiga, filho de Aristeu (um semideus que por sua vez era filho de Apolo e de Cirene) e de Autónoe (por sua vez filha de Cadmo, rei e fundador de Tebas, e de Harmonia, filha de Ares e de Afrodite), que viveu na Beócia. Acteão foi criado e educado por Quíron, um centauro considerado como superior aos restantes centauros, e que fez dele um exímio caçador. Esta complexidade genealógica leva a crer que Acteão seja uma mistura de lendas antigas com mitos arcaicos relativas a variantes do mito dos deuses das tempestades, Kurish-teu, que tanto poderia ter sido o sumério Escuro como o clássico Ares.

Segundo a lenda, um dia Acteão terá conseguido surpreender Ártemis que se banhava num lago remoto da floresta, acompanhada de ninfas, situação que lhe viria a sair muito cara. De facto, Ártemis, a deusa-caçadora, conhecida pela sua castidade, ficou furiosa por alguém ter visto a sua nudez divina e castigou-o aspergindo-o com água e transformando-o num veado, o qual foi posteriormente perseguido e morto pelos seus próprios cães na caverna de Quíron.

897 Visualizações 1 Total
897 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.