Roupa

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Roupa

A roupa, é a designação comum dada às peças de vestuário, que também pode ser conhecida ou designado como: roupa, veste, traje, muda, vestimenta, indumentária, fatiota. É o que usamos habitualmente para cobrir nosso corpo, como forma de preservação e protecção do nosso corpo, e a sua história revela uma evolução intimamente ligada aos nossos costumes, crenças e necessidades. Roupas são usadas por questões sociais, culturais, mas principalmente por necessidade.

moda05

Diferentes tipos de roupa, de mulher.

A palavra roupa, serve para denominar grande parte dos produtos que usamos para cobrir, proteger e adornar o nosso corpo: calças, camisolas, sapatos, vestidos, meias, saias, casacos, etc… Outros objetos que são carregados ao invés de serem vestidos sobre certas partes do corpo são chamadas de acessórios.

O uso de roupas é considerado na maior parte do mundo como parte do bom senso e da ética humana, guiado por valores sociais, sendo considerada indispensável pela maioria das pessoas, especialmente em lugares públicos. Os materiais utilizados para a confecção das roupas podem ser naturais, tais como algodão, seda ou couro, ou sintéticas, tais como acrílico ou o poliéster, por exemplo.

O que entendemos hoje por roupa, teve a sua origem no Paleolítico, através da manipulação de caules e plantas, o homem inventou uma das mais fantásticas descobertas da história. Confeccionadas a partir de fibras vegetais, as primeiras roupas desenvolvidas pelo homem não tinham nenhuma relação com aquecimento ou pudor, e sim com a sinalização de um estágio de vida, especialmente o início da fertilidade e/ou casamento.

A evidência mais antiga de roupa confeccionada em fibra vegetal data de 6.500 a.C. e foi encontrada na caverna Nahal Nemar, em Israel: um saco de linho não tecido, emaranhado com agulha e contendo botões de pedra, que provavelmente indicaria ser um chapéu cerimonial.

A roupa, o seu aspecto e a maneira como a utilizamos estão em constante mudança, vai evolucionando com o tempo, a sociedade, as tendências e principalmente as modas. A moda é um estilo de vida, uma forma de agir, de viver, de pensar e de vestir. Uma tendência de consumo de um determinado período de tempo e lugar, num determinado contexto político, social e sociológico. Por isso, é a moda e as suas tendências são o que de certa forma defini como vai ser a roupa que vamos vestir.

Desde os primórdios da história, pessoas usaram as roupas para indicar a sua cultura, status social, como riqueza e relacionamentos. Podendo afirmar que a roupa pode também ser um retrato de uma época, um traço indissociável da sociedade que a produz e a veste, sendo imposta ao indivíduo desde os primeiros suspiros e acompanhando-o mesmo após o fim do seu ciclo vital.

828 Visualizações 1 Total

References:

ANAWALT, Patricia Rieff. A História Mundial Da Roupa. Senac. São Paulo, 2011

LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MCLUHAN, Marshall. Understanding Media, The Extensions of Man. MIT Press, Cambridge.

ROCHE, Daniel. A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII – XVIII). Editora Senac. São Paulo, 2007

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. Estação das Letras e Cores. São Paulo, 2009

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo. Companhia das Letras, 1987.

828 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.