Tostig Godwinson

Nasceu como terceiro filho, da família mais influente da corte anglo-saxónica no século XI – os Godwinson.

Sabe-se que nasceu no ano de 1026, mas não foram encontradas fontes que permitam atestar com precisão o dia de nascimento. Filho de Goduino, Conde de Wessex e Gytha Thorkelsdóttir. Morreu em 1066, na Batalha de Stamford Bridge. O facto de ser irmão de Haroldo II de Inglaterra influenciou, tanto a sua vida como a do seu irmão.

Graças à influência familiar, foi nomeado Earl (Conde) de Nortúmbria em 1055 após a morte do anterior Earl – Sward. Tostig mostrou uma enorme dificuldade em governar este território, uma mistura de colonizadores e descendentes vikings, e sobreviventes anglo-saxões das mais diversas incursões vikings no norte de Inglaterra.

Governou com mão pesada e alguma crueldade, o que provocou um forte descontentamento na população e elite na Nortúmbria. Tinha uma relação de amizade com o Rei Escocês, não impedindo ou condenando as pilhagens escocesas ao norte de Inglaterra. Era uma ausência constante na corte de Eduardo, o Confessor, não tendo desta feita, voz activa na política anglo-saxónica.

Pela sua parca capacidade diplomática e governativa, em 1065, a população revoltou-se contra Tostig, esta rebelião veio pouco depois a ter o apoio da corte anglo-saxónica, através da acção do seu irmão, Haroldo.

Tostig interpretou esta acção de Haroldo, como uma profunda traição. Provavelmente Haroldo tomou esta decisão, de forma a pacificar a Inglaterra e garantir estabilidade. Por esta altura Guilherme, futuro Rei de Inglaterra, e na época Duque da Normandia, havia declarado o seu interesse no trono inglês, conflitos internos só iriam favorecer esta ameaça externa.

O conde deposto procurou várias alianças contra o seu irmão, inclusivamente com Guilherme. Com a morte de Eduardo, e nomeação pelas cortes de Haroldo rei, adensa a luta pela sucessão. Tostig consegue persuadir Harald Hardrada, rei da Noruega a apoiar a sua pretensão ao trono inglês.

A 25 de Setembro dá-se a batalha de Stamford Bridge, onde Haroldo confrontou e venceu Tostig apoiado pelo Rei Norueguês.

Tostig morreu nesta batalha. Este conflito entre irmãos, não serviu os interesses de nenhum, Haroldo viu o seu poder ser enfraquecido por esta quezília com o seu irmão, o que facilitou a conquista de Inglaterra por Guilherme. Tostig acabou por não recuperar qualquer poder, e catalisou o fim da governação anglo-saxónica de Inglaterra.

586 Visualizações 1 Total
586 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.