O que é a Sociedade das Nações
A Sociedade das Nações (também conhecida como Liga das Nações), proposta pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson na sequência da I Guerra Mundial, diz respeito a um organismo político internacional criado entre os Estados signatários do Tratado de Versalhes, em 1920, e implementado no ano seguinte em Genebra, na Suíça.
Este organismo tinha como objetivo principal promover a cooperação entre as nações para, assim, garantir a paz e a segurança mundial e assegurar que não se repetiria um outro conflito como a Grande Guerra. A Sociedade das Nações era constituída por dois órgãos deliberativos, ou seja, o Conselho e a Assembleia Geral, mas tinha um carácter restrito, agrupando as potências coloniais e imperialistas, o que fez com que se degenerasse numa assembleia de repartição de territórios.
O projeto acabou por revelar-se incapaz de resolver determinados conflitos como, por exemplo, a Guerra Civil de Espanha, e outros mais graves que, infelizmente, conduziriam ao despoletar da II Guerra Mundial. A Sociedade das Nações foi oficialmente dissolvida após a derrota do Eixo e substituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1946.