Goduino de Wessex

Goduino de Wessex foi um dos mais influentes nobres da corte inglesa da primeira metade do século XI.

Goduino de Wessex nasceu no ano de 1001 e viveu até 1053. A vida de Goduino ficou amplamente marcada pelas transformações politica ocorridas na Inglaterra do seu tempo, e as suas acções tiveram influência no decurso da história inglesa mesmo após a sua morte.

A política do século XI em Inglaterra ficou marcada por uma constante oscilação de poder, apenas estabilizada com a conquista normanda por parte de Guilherme, o Conquistador em 1066. O poder foi intercalado entre anglo-saxões e vikings até 1066.

O seu primeiro casamento reflecte a dualidade do poder, constitui matrimónio com Thyra Sveinsdóttir, filha de Sueno I, Rei da Dinamarca e Noruega. Goduino foi um dos mais influentes elementos da corte de Canuto, o Grande, sucessor e filho de Sueno, embora ainda jovem foi-lhe atribuído a governação do Condado de Wessex, tornando-se assim Goduino de Wessex em 1020. A moeação de Goduino enquanto Conde vai na linha das reformas administrativas promovidas por Canuto, de forma a estabilizar o território inglês.

Após a morte de Thyra casa com Gytha Thorkelsdóttir, com quem teve mais de uma dezena de filhos, dos quais destacam-se Tostig, Haroldo, Edite, Sueno e Leofivino, pelas suas acções e posições que viriam a assumir no Reino. A descendência que teve permitiu-lhe influenciar o decurso da política inglesa. O casamento era uma arma fundamental na acção política da época,

Quando Eduardo, o Confessor sobe ao trono inglês estava profundamente influenciado pela nobreza normanda, onde esteve exilado durante vários anos. De forma a contrariar esta influência Goduino consegue persuadir Eduardo a casar-se com a sua filha Edite de Wessex, tornando-a Rainha de Inglaterra.

Mesmo após a sua morte em 1053, os filhos de Goduino conseguiram manter e até aumentar o poder e influência em Inglaterra. Tostig tornou-se Conde da Nortúmbria, Haroldo sucedeu-lhe em Wessex e tornou-se o braço-direito de Eduardo, o Confessor. Leofivino tornou-se conde de Kent e Sueno de Mércia. Em conjunto a família controlava as principais regiões administrativas, tornando-os os verdadeiros governantes de Inglaterra.

Haroldo seria proclamado Rei de Inglaterra após a morte de Eduardo sem descendentes em 1066, Goduino teria conseguido influenciar a vida politica inglesa até uma dinastia com o seu nome ser fundada, mas não podia contar com as aspirações expansionistas baseadas numa promessa feita por Eduardo a Guilherme da Normandia, que na Batalha de Stamford Bridge derrotou Haroldo e tomou a coroa inglesa como sua, colocando um ponto final no domínio que Goduino ainda detinha através da sua descendência em Inglaterra.

605 Visualizações 1 Total

References:

BALARD, Michel (et alii); A Idade Média no Ocidente: dos Bárbaros ao Renascimento, D. Quixote, 1994.

605 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.