Elão, também conhecido por Susiana, foi um antigo país do Médio Oriente que, hoje, corresponde ao sudoeste do Irão, a parte do Cuzistão e a parte do Iraque. Ficava, mais especificamente, situado junto ao rio Tigre, entre a Caldeia, a Assíria e a Pérsia, sendo Susa a sua capital.
Os seus habitantes, no entanto, considerados “semitas”, pertenciam aos povos asiânicos e armenóides. Apesar de terem utilizado uma língua própria, a qual também era escrita, usaram com maior frequência a escrita cuneiforme sumérica.
A história deste povo, os elamitas, remonta a 3000 a.C., notando-se desde logo uma tendência constante de conquista da vizinha Babilónia, o que aconteceu definitivamente em 1200 a.C.
Mais tarde, o Elão caiu sucessivamente nas mãos dos diversos povos vizinhos, transformando-se, no século VI a.C., numa província do Império Persa e passando a designar-se “Susiana”.
Na Bíblia e no Novo Testamento encontram-se significativas referências ao Elão e aos seus habitantes, como, por exemplo, o episódio da descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
O monumento mais importante da arte elamita, sendo o maior de toda a região do Tigre e do Eufrates, é o zigurate de Choga-Zambil.