Egito Antigo

Egito Antigo é uma das primeiras e mais importantes civilizações da Idade Antiga.

Egito Antigo: berço da Antiguidade

Egito Antigo foi uma civilização pertencente à antiguidade oriental, localizada no norte da África. Atualmente na terra onde se encontra o moderno Egito, era parte de um complexo de várias civilizações que se localizavam no Vale do Nilo e ao sul dele. O Antigo Egito foi uma das primeiras e maiores civilizações da Idade Antiga e resistiu durante vários milênios a invasões e a trocas de cultura com outros povos.

A civilização egípcia começou a se formar ao final do Paleolítico. O clima muito árido do norte da África obrigou os diversos povos dessa região a se encaminharem para as margens do rio Nilo e a se concentrarem ao longo do vale do rio. A fertilidade da terra propiciada pelo rio permitiu que os povos ali desenvolvessem uma economia sedentária e estabelecem-se uma sociedade centralizada.

egito antigo

Em torno de 3150 a.C. a civilização egípcia reuniu-se sob o comando do primeiro faraó, Narmer, que unificou o Alto e o Baixo Egito. Ao longo dos três milênios seguintes o Egito Antigo se desenvolveu em três reinados muito bem definidos, que foram marcados por estabilidade política e econômica. A arte, a escrita, a arquitetura, a ciência foram áreas em que os egípcios se destacaram.

O Egito Antigo possuía uma grande capacidade de adaptação às condições climáticas e geográficas do Vale do Nilo. Isso foi fundamental para que eles perdurassem durante tanto tempo naquele território. A sabedoria e o conhecimento do Nilo permitiram colheitas abundantes, que durante muito tempo auxiliaram a alimentar o crescimento do povo egípcio.

Os recursos em excesso permitiram que se desenvolvesse uma civilização de vanguarda em termos culturais, econômicos e artísticos. Os egípcios desenvolveram um sistema próprio de escrita, os hieróglifos, e foram conhecidos por sua arquitetura e engenharia ao erguer edifícios e monumentos incríveis, tais como as Pirâmides de Gizé.

O Egito Antigo é visto como um povo de alto desenvolvimento militar e exploratório. Ao longo das dinastias faraónicas, realizaram diversas excursões militares para conquistar povos vizinhos e afirmar a supremacia egípcia. A figura do faraó uniu os egípcios sob um sistema de crenças religiosas que fizeram com que o povo cooperasse e seguisse uma unidade dentro de uma política que via seu supremo senhor como uma encarnação dos deuses na Terra.

egito antigo

Durante os milênios de existência do Egito Antigo foram realizados inúmeros feitos históricos. São atribuídos aos egípcios a edificação não só das pirâmides, mas de obeliscos e outras edificações como a Esfinge e templos religiosos. Eles criaram um sistema matemático e um sistema eficiente de medicina, além de terem desenvolvidos sistemas agrícolas e topográficos.

O Egito Antigo deixou à humanidade uma herança extensa. A arte, a arquitetura e a mitologia egípcia foram levadas a todos os cantos do mundo por viajantes, exploradores e outros impérios que os conquistaram posteriormente. Ainda hoje a arte e a arquitetura dos egípcios antigos são estudadas por antropólogos, arqueólogos e outros especialistas, que veem essa civilização como uma das mais importantes de todos os tempos.

511 Visualizações 2 Total

References:

http://www.history.com/topics/ancient-history/ancient-egypt

511 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.