Duque de Wellington

O Ducado de Wellington refere-se a uma região em Somerset, chamada de Wellington. É um título

Brasão dos Duques de Wellington

hereditário e o mais antigo ducado do Pariato do Reino Unido. O primeiro detentor deste título foi Arthur Wellesley. 1º Duque de Wellington que viveu entre 1769 e 1852. Em vista da grande repercussão que o trabalho deste general e estadista britânico, concretamente irlandês recebeu, em especial na Batalha de Waterloo, onde derrotou o imperador Napoleão Bonaparte, a maioria das referências a Duque de Wellington referem-se a Arthur Wellesley.

Este título, bem como o Título de Marquês do Douro foram concedidos a Arthur Wellesley em 11 de Maio de 1814 e desde esta data este título tem passado por herança para outros membros da família.

Lista de Duques de Wellington

Nome Duração de Vida Título Parentesco Duquesa
Arthur Wellesley 1769-1852 1º Duque de Wellington Vencedor da Batalha de Waterloo Catherine Pakenham
Arthut Richard Wellesley 1807-1884 2º Duque de Wellington Filho do predecessor Dona Elizabeth Hay
Henry Wellesley 1846-1900 3º Duque de Wellington Sobrinho do predecessor Evelyn Williams
Arthur Charles Wellesley 1849-1934 4º Duque de Wellington Irmão do predecessor Kathleen Williams
Arthur Charles Wellesley 1876-1941 5º Duque de Wellington Filho do predecessor Lillian Coats
Henry Valerian George Wellesley 1912-1943 6º Duque de Wellington Filho do Predecessor Solteiro
Gerald Wellesley 1885-1972 7º Duque de Wellington Tio do predecessor Dorothy Ashton
Arthur Valerian Wellesley 1915-2014 8º Duque de Wellington Filho do Predecessor Diana McConnel
Arthur Charles Valerian Wellesley 1945 9 º Duque de Wellington Filho do predecessor Princesa Antónia da Prússia

Atualmente já existem dois indivíduos que aparentemente herdarão o título de Duque de Wellington. Arthur Gerald Wellesley (nascido a 31 de Janeiro de 1978), que já carrega o título de família de Marquês do Douro. O seu filho e herdeiro é Arthur Darcy Wellesley, Conde de Mornigton, nascido a 4 de Janeiro de 2010.

O Duque de Wellington associou em vida, outros títulos e outras nomenclaturas que também ficaram associadas à família. Portanto além de Duque de Wellington, o herdeiro da família também herda outros títulos.

Esses títulos subsidiários são:

Arthur Wesseley, o Primeiro Duque de Wellington e o mais distinto de todos os Duques de Wellington

– Marquês de Wellington (desde 1812),

– Marquês do Douro (desde 1814),

– Conde de Mornigton (1760 – mas apenas herdado pelos Duques em 1863),

– Conde de Wellington (1812),

– Visconde Wellington (1809),

– Visconde Wellesley (1760 e herdado em 1863),

– Barão Mornington (1746 e herdado em 1863),

– Barão Douro (1809).

Em relação ao viscondado de Wellesley e a baronia e o condado de Mornington estão no Pariato da Irlanda. Os restantes títulos estão estão situados entre o Pariato do Reino Unido. Além disso, os Duques de Wellington, em vista dos seus serviços por toda a Europa têm também alguns títulos estrangeiros. Eles são: Príncipe de Waterloo (situado no Reino Unidos dos Países Baixos, conhecido também como Holanda da dinastia de Orange, título dado após a batalha na parte que se tornaria em 1815 de Bélgica), Duque da Ciudad Rodrigo (Isto relacionado com Espanha e concedido em 1812), Duque da Vitória e Marquês de Torres Vedras (Portugal, 1812) e Conde de Vimeiro (também em Portugal mas em 1811). Foi em Portugal que participou em algumas batalhas contra os franceses. Estes títulos foram dados por causa dos serviços prestados pelo Duque a favor de tais países, e por seu comando geral vitorioso na Guerra Peninsular (guerra em que Portugal e Espanha defenderam-se das invasões francesas) e na Batalha de Waterloo, também contra os franceses.

A família do Duque de Wellington tem como sítio princiapl Stratfield Save House, localizada em Basingstoke, Hampshire, Apsley House, sito em Londres, pertence ao corpo público English Heritage, no entanto a família mantém um apartamento nessa localização. Além do mais, o Duque de Welligton também foi primeiro ministro por duas vezes, além de que a sua família também está apontada à sucessão do trono do Reino Unido.

No brasão de família estão inscritas três palavras em Latim, Virtutis, Comes, Fortuna, que talvez signifique: O Poder vem da Virtude.

 

1490 Visualizações 1 Total
1490 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.