Batalha de Nicópolis

A Batalha de Nicópolis fortaleceu o domínio otomano do leste europeu, levou a um enfraquecimento do poder cristão nessa região e a derrota da última Cruzada.

Batalha de Nicópolis

Batalha de Nicópolis

A Batalha de Nicópolis deu-se a 25 de Setembro de 1396 na Bulgária entre o exército do Império Otomano comandado pelo Sultão Bayezid I e o exército Cruzado.

Após a vitória na Batalha do Kosovo, o Império Otomano cimentou a sua influência no leste europeu, isolando cada vez mais o que restava do Império Bizantino, que por esta época limitava a sua influência às regiões envolventes à capital Constantinopla.

Mas esta estratégia de estrangulamento do Império Bizantino por parte dos otomanos, ameaçava os demais reinos cristãos da Europa, e o medo de uma expansão turca para o ocidente instalou-se. Por forma a tentar conter os avanços otomanos foi convocada uma Cruzada.

Nesta Cruzada participaram as Republicas Italianos de Veneza e Génova, que procuravam proteger os interesses e rotas comerciais do oriente, queriam impedir o monopólio otomano do comércio do Mar Negro e da Rota da Seda. No âmbito religioso associado à convocação de Cruzada participaram duas ordens religiosas, a Ordem Teutónica e Hospitalária. Num contexto mais politico e de tentativa de restrição do poderio otomano e protecção das fronteiras e territórios participaram os Reinos da França, Polónia, Escócia, Inglaterra, Hungria, Valáquia e o Sacro Império Romano, toda a Europa aliou-se para combater o Império Otomano.

Os reinos na Península Ibérica não aliaram-se a esta cruzada, porque tinham em mãos o seu próprio combate ao Islão, a reconquista da Península aos mouros. Portugal começava a ponderar a expansão para territórios árabes no Norte de África.

Da Batalha de Nicópolis resulta a derrota dos exércitos cristãos. Com esta derrota os propósitos da Cruzada caíram por terra, as rotas comerciais ficaram no poder dos turcos, os Otomanos começaram a ameaçar o centro da Europa, chegando inclusivamente a sitiar a cidade de Viena, e com esta batalha afirmaram o domínio absoluto dos Balcãs ao menos tempo que desencorajaram futuras coligações cristãs contra o Império resultando no fim da era das Cruzadas.

Paralelamente esta vitória permitiu a contínua pressão contra os Bizantinos, que viam-se completamente isolados na região e cercados por territórios otomanos. Em 1453 o inevitável aconteceu, Constantinopla caiu, dando origem a uma nova demarcação história a Época Moderna e fim de outra, a Época Medieval.

1034 Visualizações 1 Total

References:

ÁLVAREZ PALENZUELA, Vicente (Coord.); Historia Universal de la Edad Media, Ariel, 2002

1034 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.