Ur-Nammu (rei da Suméria e Acádia)

Quem foi Ur-Nammu: Ur-Nammu foi o primeiro rei e fundador da III Dinastia de Ur, na Suméria, tendo sucedido no trono a Utu-Hegal, o único representante da…

Ur-Nammu

Ur-Nammu foi o primeiro rei e fundador da IIIª Dinastia de Ur, na Suméria e Acádia, tendo sucedido no trono em 2113 a.C a Utu-Hegal, o único representante da Vª Dinastia de Uruk. Desconhece-se quer o parentesco entre Ur-Nammu e Utu-Hegal, quer as circunstâncias em que este acedeu ao poder. Sabe-se apenas que Ur-Nammu era governador de Ur no momento em que sucedeu a Utu-Hegal, tendo então transferido a Capital do Estado da Suméria para essa cidade. Sabe-se também que logo nos primeiros anos do seu reinado assegurou o controlo sob toda a Suméria após ter vencido a resistência que se verificava em Lagash. Pouco depois, autoproclama-se rei da Suméria e de Akkad (ou Acádia), o que pressupõe que, além da Suméria, terá assegurado também o controlo sobre o antigo país de Akkad a norte da Suméria.

Além de ser o fundador de uma dinastia que mais tarde dará origem a um importante império, Ur-Nammu notabilizou-se também pela sua obra interna, destacando-se a promulgação do primeiro código de justiça surgido na Mesopotâmia, a construção de importantes canais de rega, a construção de fortificações e diversas obras de embelezamento.

O seu filho Shulgi foi quem lhe sucedeu no trono em 2096 a.C.

1136 Visualizações 1 Total
1136 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.