Ibbi-Sin

Quem foi Ibbi-Sin?: Ibbi-Sin foi o quinto e último rei da III Dinastia de Ur, na cidade-estado de Ur na Suméria, tendo sucedido no trono a Shu-Sin…

Quem foi Ibbi-Sin?

Ibbi-Sin foi o quinto e último rei da III Dinastia de Ur, na cidade-estado de Ur na Suméria, tendo sucedido no trono a Shu-Sin (não se sabendo se era seu filho ou seu irmão). Logo que herdou o trono, Ibbi-Sin viu-se a braços com a agitação crescente no Elam, região a oriente da Mesopotâmia, conquistada aos elamitas algumas décadas antes por Amar-Sin, um dos seus antecessores. Simultaneamente, viu-se impotente para travar a ameaça dos amoritas a ocidente, os quais romperam linha defensiva e avançaram sob a Mesopotâmia, saqueando-a. Esta situação foi aproveitada pelos elamitas que avançam sobre a Suméria na região da Baixa Mesopotâmia, conquistando a importante cidade de Larsa. Após esta conquista, a que se juntaram outros fracassos militares e a autonomização de várias cidades do império, Ibbi-Sin vê o seu poder restringir-se à cidade de Ur, onde resiste durante cerca de uma década. Mas até a cidade de Ur acaba por ser conquistada e arrasada pelos amoritas, os quais fizeram Ibbi-Sin seu prisioneiro em 2006 a.C. Com este acontecimento é colocado um ponto final não apenas na III Dinastia do Ur, mas também um golpe definitivo na História dos Sumérios.

790 Visualizações 1 Total
790 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.