Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos em Portugal neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais. |
História Política e Militar:
- 26/Jan: Reunião no Convento das Necessidades das Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa, escolhida em eleições por sufrágio indirecto.
- 30/Jan: As Cortes reunidas no Convento das Necessidades decretam a formação de um Conselho de Regência, para exercer o poder executivo em nome de D. João VI.
- 12/Fev: É publicado um Decreto que amnistia todos os cidadãos que tinham sido perseguidos, desde 1807, pelas suas ideias políticas.
- 18/Fev: D. João VI informa, por meio de um decreto, que o príncipe D. Pedro sairá do Brasil onde se encontra e irá para Lisboa.
- 26/Fev: Golpe de Estado no Rio de Janeiro. Com a conivência de D. Pedro, D. João VI é obrigado a jurar as bases da futura Constituição, e a decidir-se pelo regresso a Portugal.
- 04/Mar: A amnistia decretada em 12 de Fevereiro é tornada extensiva aos conspiradores de 1817.
- 09/Mar: São aprovadas as bases da nova Constituição Política de Portugal.
- 31/Mar: Numa altura em que estava vazio de sentido, as Cortes decretam a extinção formal do Tribunal do Santo Ofício em Portugal.
- 02/Abr: As Cortes fazem saber ao Conselho de Regência que apenas seria considerado ‘membro da Sociedade’ quem jurasse a lei fundamental do País.
- 22/Abr: D. João VI nomeia D. Pedro regente e seu lugar-tenente no Brasil.
- 26/Abr: D. João VI e a sua corte deixam o Brasil e regressam a Portugal e deixa o seu filho D. Pedro à frente do Governo da colónia.
- 05/Mai: Os bens da Coroa são declarados bens nacionais e incorporados na Fazenda Nacional.
- 05/Jun: D. Pedro, recém nomeado regente e lugar-tenente do rei no Brasil, jura as bases da Constituição.
- 03/Jul: A esquadra que trouxe D. João VI, e a Corte, do Brasil de regresso a Portugal entrou no Tejo.
- 04/Jul: D. João VI, após desembarcar na Praça do Comércio em Lisboa, e participar num Te Deum em sua honra na Sé, dirige-se às Cortes onde jura novamente as bases da Constituição.
- 29/Set: As Cortes decretam o regresso imediato do príncipe D. Pedro a Portugal, para realizar uma viagem de estudo, por Espanha, França e Inglaterra.
- 24/Dez: A Junta de Governo de São Paulo pede a D. Pedro para não regressar a Portugal.
Economia:
- 31/Dez: É fundado o Banco de Lisboa, primeira instituição bancária em Portugal e que em 1846 viria a dar origem ao Banco de Portugal.
673 Visualizações 1 Total