12 de fevereiro (efemérides mundiais)

Efemérides comemoradas em 12 de fevereiro (Lista exaustiva separada por ‘tipos’: política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

História Política:

  • 1985: As eleições legislativas na Coreia do Sul conservam no poder Chun Dao Hwan.
  • 1986: O activista dos direitos humanos Anatoly Scharansky é libertado após oito anos em prisões soviéticas e em campos de trabalho. A libertação acontece após um acordo de amnistia celebrado três meses antes entre o presidente russo Mijail Gorbachov e o presidente norte-americano Ronald Reagan.
  • 2013: A Coreia do Norte realiza mais um teste nuclear, desta vez um teste subterrâneo, o terceiro na sua história.

Religião:

  • 1931: O Papa Pio XI inaugura a Rádio Vaticano com um discurso em latim intitulado Qui Arcano Dei. A sua missão era difundir a mensagem e atividades do Papa, da Santa Sé e da Igreja Católica.
  • 2016: O Papa Francisco encontra-se em Cuba com o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo. Nesse encontro, que foi o primeiro desde o Grande Cisma do Oriente de 1054, os dois líderes religiosos assinam uma declaração conjunta de união fraternal entre as duas igrejas.

Outros Acontecimentos:

  • 1994: É roubado o famoso quadro de Edvard Munch, “O Grito”, do Museu Nacional de Oslo. O quadro é recuperado a 7 de Maio desse mesmo ano, graças à colaboração entre a Polícia norueguesa, a Scotland Yard e o Museu Getty.

Nascimentos:

  • 1809: Nasce Charles Darwin, naturalista inglês tornado célebre pela sua obra «A Origem das Espécies» onde apresenta a sua teoria sobre a evolução das espécies.
815 Visualizações 1 Total
815 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.