01 de agosto (efemérides em Portugal)

Efemérides comemoradas em 1 de agosto em Portugal (Lista exaustiva separada por ‘tipos’: política, ciência, religião, desporto, nascimentos, etc.)

História Política:

  • 1143: D. Teresa e seu filho Infante D. Afonso Henriques fazem a doação da vila de Góis e lugares a ela pertencentes a Arnaldo Vestariz e a sua mulher Ermisenda.
  • 1961: Agostinho Borges e Meneses Ayres, residente e adjunto do Forte de São João Baptista de Ajudá respectivamente, incendeiam o forte de forma a não cumprirem a exigência de abandono por parte das autoridades do Daomé.

Desporto:

  • 1903: É fundado o Boavista por um grupo de ingleses, colaboradores de uma fábrica Inglesa, a Graham, que se associaram a outros Portugueses residentes na área Ocidental do Porto.

Falecimentos:

  • 1977: Morre o cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira, a figura mais marcante da Igreja em Portugal no séc. XX, tendo sido patriarca de Lisboa durante 42 anos (1929-1971).
509 Visualizações 1 Total
509 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.