Villarreal CF

O Villarreal CF é actualmente das equipas mais influentes do futebol espanhol, com participações regulares nas competições europeias.

Logo Villarreal CF

Logo Villarreal CF

Fundação: 10 de Março de 1923.

Cidade/país: Villarreal, Espanha.

Estádio: El Madrigal.

Cor equipamento principal: Amarelo.

Principais rivais: Valência CF e CD Castellón,

Epíteto: Submarino Amarelo

História:

O Villarreal Club de Fútbol ou simplesmente Villarreal CF foi fundado a 10 de Março de 1923 na cidade espanhola com o mesmo nome, como forma de promoção da actividade desportiva. Até 1946 o clube alinhava com equipamento branco e preto, nesse ano o Villarreal passa a equipar de amarelo. A alcunha de Submarino Amarelo surge em 1967 após o clube garantir o acesso à terceira divisão espanhola, nas celebrações foi entoada uma versão do êxito dos anos sessenta dos Beatles, Yellow Submarine.

As primeiras décadas do clube foram divididas entre competições regionais e divisões inferiores dos campeonatos espanhóis. A primeira participação na segunda divisão espanhola seria apenas na época de 1970-71, regressando logo na época seguinte ao terceiro escalão do futebol espanhol.

A década de oitenta não traria resultados distintos, com alternância entre a segunda e terceira divisão. A estabilização na segunda divisão apenas surgiria a partir da temporada de 1990-91, e a tão desejada promoção ao principal campeonato do futebol espanhol dar-se-ia na temporada de 1997-1998. A época de estreia junto á elite futebolística espanhola não correu da melhor forma, com a despromoção e consequente regresso à segunda divisão.

No entanto o Villarreal CF regressaria na temporada de 2000-01, dando inicio ao processo de consistente crescimento no seio do futebol espanhol, conquistando um sétimo lugar logo no ano de regresso ao convívio com os grandes de Espanha. Dois anos depois participa pela primeira vez nas competições europeias organizadas pela UEFA, a Taça UEFA, após garantir a qualificação vencendo a Taça Intertoto. Na temporada de 2004-05 classificou-se surpreendentemente em terceiro lugar, garantindo a qualificação para a Liga dos Campeões. Na época de estreia na mais importante competição de clubes da Europa o Villarreal CF é apenas eliminado nas meias-finais pelo Arsenal de Inglaterra.

Na temporada de 2007-08 ficou em segundo lugar no campeonato espanhol, a oito pontos do campeão Real Madrid e a dez do terceiro classificado FC Barcelona. Na temporada de 2010-11 atinge nova meia-final de uma competição europeia, a Liga Europa neste caso, viria a ser eliminado pelo vencedor da competição FC Porto.

Em 2011-12 o clube desce de divisão, regressando logo na época seguinte à primeira divisão. Após resolvidos alguns problemas financeiros e estruturais, o clube reiniciou o processo de crescimento em Espanha. Embora ainda não tenha sido conquistado nenhum grande troféu, o clube posicionou-se como uma das forças futebolísticas a ter em conta em Espanha e na Europa.

Títulos:

  • Vencedor Taça Intertoto por duas vezes: 2003 e 2004.
  • Vencedor por uma vez da Terceira Divisão: 1970.
515 Visualizações 1 Total

References:

http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=56

http://pt.soccerwiki.org/squad.php?clubid=174

 

515 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.