Taça Intertoto

A Taça Intertoto da UEFA foi uma competição de futebol entre clubes europeus. Esta competição foi existiu entre 1961 e 2008 e desde 1995 que começou a ser organizada pela UEFA.

425px-UEFA_Intertoto_Cup.svg

História da competição

O conceito da Taça Intertoto foi idealizado pelo austríaco Karl Rappan e pelo suíço Ernst Thommem. Rappan foi um jogador de futebol de 1920 e posteriormente foi um treinador conceituado, tendo orientado a Suíça até aos quartos-de-final do Mundial de 1938 e do Mundial de 1954. Karl Rappan idealizou a criação de uma competição entre clubes de diferentes países europeus, à semelhança da Taça Mitropa. Esta ideia foi bem recebida por Ernst Thommem, ex-funcionário da Associação Suíça de Futebol.

Prevista para o período do verão, altura em que os principais campeonatos europeus têm uma pausa, a Taça Intertoto iria dar um novo fôlego a esta época do ano e às apostas desportivas que, neste período, têm uma quebra. Estava assim criada a Taça Intertoto, cujo nome une a palavra “internacional” com o sufixo “toto”, comum às lotarias. A competição foi submetida para aprovação da UEFA, mas a entidade recusou-se a organizá-la.

Em 1961 foi disputada a primeira edição que teve como campeões os holandeses do Ajax, numa vitória por 4-2 frente ao Feyenoord. Entre 1967 e 1994 os clubes que participavam na competição eram maioritariamente originários da Europa Central e da Escandinávia. Em 1968 o Sporting foi o primeiro participantes português, seguido, mais tarde, pelo Vitória SC.

Em 1995 a entidade organizadora percebeu que podia usar a Taça Intertoto como uma prova de qualificação para a Taça UEFA, disponibilizando uma nova oportunidade para as equipas que não se qualificaram para competições europeias. Deste modo, para participarem na Taça Intertoto os clubes tinham de fazer uma pré-inscrição e destes eram apurados os melhor classificados. Em 1995 realizou-se a Taça Intertoto sob organização da UEFA, com a participação de 60 equipas distribuídas por 12 grupos. Apuraram-se 16 equipas para a fase a eliminar, terminando em duas fases distintas, o que resultou em dois campeões que se apuraram para a Taça UEFA.

Na temporada seguinte a UEFA acrescentou uma terceira final e consequente vaga para a Taça UEFA. Este formato manteve-se até 2006, altura em que a UEFA alterou novamente o formato, consistindo em três eliminatórias, nas quais se apuravam os 11 vencedores da terceira eliminatória. O clube que atingisse o patamar mais elevado na Taça UEFA seguinte seria designado o vencedor dessa edição da Taça Intertoto.

Na época 2008-2009 o SC Braga foi o último vencedor da Taça Intertoto, após a decisão da UEFA de extinguir a competição, no contexto da reformulação das competições europeias.

Curiosidades

  1. Portugal teve cinco clubes a vencer a Taça Intertoto: Belenenses, SC Braga, CUF, UD Leiria e Sporting.
  2. Portugal teve ainda cinco clubes vice-campeões: Vitória SC, Belenenses, CUF, Leiria e Vitória de Setúbal.
  3. O primeiro clube português a participar na competição foi o Sporting CP, em 1968.
  4. O país com mais equipas vencedoras foi a antiga Checoslováquia: 62.
  5. A Alemanha Ocidental totalizou 50 equipas vencedoras.
  6. O Schalke 04 conquistou a competição por duas vezes, assim como o Hamburgo, o Villarreal e o Estugarda.
  7. O primeiro vencedor da competição foi o Ajax, em 1961/1962.
  8. O último vencedor foi o SC Braga, em 2008, na sequência de ter sido a equipa, entre as 11 que conseguiram entrar na Taça UEFA, que chegou mais longe, aos oitavos-de-final.
438 Visualizações 1 Total
438 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.