Taça de Itália

A Taça de Itália, oficialmente Coppa Italia, é uma competição que decorre entre os clubes de futebol italianos, sendo organizada pela Federação Italiana de Futebol. É a segunda competição de futebol mais importante de Itália, logo após o Campeonato.

História da Taça de Itália

A primeira edição da competição aconteceu em 1922 e foi conquistada pelo FC Vado. A segunda edição esteve agendada para o ano de 1926/27, mas acabou por ser cancelada na ronda com 16 equipas. A terceira edição não acontece até 1936/37, quando começou a ser disputada anualmente. Contudo, a situação da II Guerra Mundial acabou por interromper a competição após a temporada de 1942/43. Desde 1958 a Taça de Itália tem vindo a ser disputada anualmente até aos dias de hoje.

Formato da Competição

Na Taça de Itália participam 42 equipas da Lega Calcio (20 da Série A e 22 da Série B), 27 da Lega Pro e nove da Série D.

Antes dos jogos é feito um sorteio, definindo as duas equipas que se vão defrontar em cada uma das rondas. Até às meias-finais, cada jogo tem apenas uma mão e, no caso de se verificar empate após os 90 minutos, o jogo é estendido até aos 120. Se, ainda assim se mantiver o empate, o vencedor é decidido pela marcação de grandes penalidades.

A primeira eliminatória acontece em meados de agosto, sendo que jogam todas as equipas da Lega Pro e Série D. Na segunda eliminatória participam as da Série B. A partir da terceira eliminatória entram as 12 equipas da Série A que não participam em competições europeias. Na eliminatória seguinte as 16 equipas sobreviventes destas eliminatórias defrontam-se até restarem apenas oito, que se juntarão às oito equipas da Série A em falta (as sete que participam nas competições europeias e a melhor classificada do campeonato anterior mas que não alcançou as competições internacionais).

Nos jogos dos oitavos de final as equipas que estão nas competições europeias jogam em casa. No entanto, nos quartos de final o local do jogo é definido por sorteio.

A final disputa-se em apenas um jogo no Estádio Olímpico de Roma. O vencedor da competição classifica-se automaticamente para a Liga Europa e passa a ostentar no seu equipamento a pequena “coccarda” tricolor.

560px-Coccarda_Coppa_Italia.svg

Recordes e Curiosidades

  • Apenas cinco clubes conquistaram a Taça de Itália e o Campeonato na mesma temporada: Juventus, Torino, Nápoles, Lazio e Inter de Milão.
  • Apenas dois clubes venceram a competição com vitórias em todos os jogos: Nápoles (1986/87) com 13 vitórias em 13 jogos e Inter de Milão (2009/10) com cinco vitórias em cinco jogos.
  • A Juventus tem no seu palmarés 11 títulos da Taça de Itália e por isso tem uma estrela de prata no seu equipamento.
  • A Juventus já foi uma das finalistas por 18 vezes.
  • A AS Roma é a segunda equipa com mais Taças de Itália conquistadas, tendo já vencido a competição por nove vezes.
  • A primeira edição da Taça de Itália foi conquistada pelo FC Vado, com uma vitória por 1-0 frente à Udinese.
  • No total, em 64 edições da competição, 16 equipas diferentes já levantaram a taça.
429 Visualizações 1 Total
429 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.