A Supertaça de Itália, oficialmente Supercoppa Italiana, é uma competição na qual se defrontam, num único jogo, os campeões da Serie A italiana e da Taça de Itália.
História da Taça de Itália
A primeira edição da Supertaça de Itália aconteceu em 1988. O vencedor da Serie A, AC Milan, defrontou o vencedor da Taça de Itália, a Sampdoria, com o Milan a conquistar a vitória por 3-1.
De acordo com as regras da competição, o vencedor do campeonato disputa a Supertaça no seu estádio. No entanto, há algumas exceções à regra. Em 1993 e 2003 a competição foi disputada nos EUA, em Washington e em East Rutherford, Nova Jérsia. Em 2002 a Supertaça de Itália jogou-se na capital libanesa Tripoli e desde 2009 que são escolhidas,a na sua maioria, cidades fora de Itália, nomeadamente na China.
Formato da Competição
As regras da prova determinam que o vencedor da Serie A jogue contra o vencedor da Taça de Itália no início de uma nova temporada. O vencedor é determinado num único jogo que, no caso de terminar empatado nos 90 minutos, será encaminhado para prolongamento e, posteriormente, para a marcação de grandes penalidades.
Se a mesma equipa vencer ambas as competições, o jogo é entre o vencedor da Série A e o vice-campeão da Taça de Itália. Esta situação aconteceu por sete vezes: 1995, 2015, 2016 e 2017 com a Juventus, em 2000 com a Lazio e em 2006 e 2010 com o Inter de Milão.
Recordes e Curiosidades
- A Juventus e o AC Milan são as equipas com mais conquistas: 7 cada uma.
- O Inter de Milão já venceu a prova por cinco vezes.
- Nove equipas diferentes já conquistaram a Supertaça de Itália.
- A Juventus já disputou esta competição por 13 vezes, tendo marcado 24 golos.
- O Inter de Milão já perdeu este jogo por quatro vezes.
- A Supertaça de Itália já foi disputada na China por quatro vezes, duas nos EUA, duas no Qatar e uma na Líbia.
- Em 2016 o AC Milan foi a primeira equipa derrotada da Taça de Itália a vencer a Supertaça, ao derrotar a Juventus nas grandes penalidades.
- No total de edições da competição já foram marcados 96 golos, o que representa uma média de 3,20 golos por jogo.
- Paulo Dybala, com apenas 24 anos, é o melhor marcador da competição, com três golos.
- Dejan Stankovic já ganhou a Supertaça de Itália por seis vezes (1998, 2000, 2005, 2006, 2008 e 2010) e participou na competição em nove ocasiões.
- Gianluigi Buffon é o jogador com mais minutos jogados: 930.