Buffon

Gigi Buffon é um guarda-redes italiano, considerado um dos melhores de sempre, joga na Juventus desde 2001. É o guarda-redes mais caro de sempre do futebol. Retirou-se da selecção italiana em 2017, é o jogador com mais jogos pela selecção de Itália.

Gianluigi Buffon Masocco, conhecido no mundo do futebol como Gigi Buffon, ou apenas Buffon, é um guarda redes de futebol italiano, considerado um dos melhores de sempre. Ao longo da carreira, além da Itália, representou o Parma e a Juventus, está nos bianconeri, desde 2001.

buffon-624x351

Buffon nasceu em Carrara, no norte de Itália, a 28 de Janeiro de 1978, filho de pai campeão de atletismo e de mãe cantora, Buffon seguiu as pisadas do pai e aventurou-se no desporto, no futebol em particular. Começou a jogar em criança no meio campo, mas dada a sua elevada estatura, foi desafiado a ir para a baliza, de onde nunca mais viria a sair. Aos 13 anos o Parma surge na vida de Buffon e leva-o para os seus escalões de formação, jogou nos juvenis e nos juniores até se estrear pela equipa principal aos 17 anos, em jogo frente ao AC Milan a contar para a Serie A. Estávamos na temporada 95/96 e em época de estreia fez viria a fazer ainda mais 8 jogos pelo clube.

Com o final da época chegam mudanças ao Parma, Nevio Scala, treinador que lançara Buffon, sai e dá lugar a Carlo Ancelotti, que não teve receio da juventude do guarda redes e deu-lhe a guarda da baliza da equipa, que nunca mais viria a perder. Buffon esteve no Parma até 2001, foram seis épocas ao serviço do clube, onde realizou um total de 220 jogos. Fez parte daquela que é considerada por muitos como a melhor geração do Parma, com jogadores como Cannavaro, Thuram, Verón ou Crespo, ganhou duas taças e uma supertaça de Itália e uma taça UEFA.

Se dentro do campo o Parma vivia dias de glória, fora de campo a situação financeira do clube era preocupante, o que obrigava a vender os seus melhores jogadores, um deles foi Buffon, que em 2001 tornou-se no guarda redes mais caro da história do futebol, record que ainda hoje detém, ao transferir-se para a Juventus por 53 milhões de euros, começando uma ligação ao clube que ainda perdura atualmente. Buffon desde o início afirmou-se como dono e senhora da baliza da “Vecchia Signora”, e tem acumulado títulos ao currículo. Conta com oito ligas italianas, duas taças e cinco supertaças de Itália e ainda uma segunda liga.

A ligação entre Buffon e a Juventus não teve apenas bons momentos, em 2006 o escândalo de corrupção Calciopoli rebenta e a Juventus é condenada à descida de divisão por viciação de resultados. Apesar de propostas para sair e manter-se ao mais alto nível do futebol, Buffon recusa-se a abandonar a Juventus e acompanha o clube na descida ao inferno da segunda divisão. A estadia no escalão inferior dura apenas um ano, com a Juventus a sagrar-se campeã da serie B e a regressar ao principal escalão do futebol italiano.

São já 17, os anos de Buffon na Juventus, o próprio já disse que a temporada 2017/18, poderá ser a última, não dando ainda certezas. Buffon é actualmente o segundo jogador com mais jogos pelos bianconeri, são no total 638, apenas batidos pelos 705 de Del Piero.

Na selecção italiana, Buffon também foi dono das redes transalpinas durante grande parte da carreira, abandonou a selecção no dia 13 de Novembro de 2017 após empate frente à Suécia que culminou com o afastamento da Squadra Azzurra do mundial 2018. Ele que é destacadamente o jogador com mais jogos pela selecção, com um total de 175 jogos, já com alguma distância do segundo e terceiro classificados, Fábio Cannavaro com 136 jogos e Paolo Maldini com 126.

Buffon pela Itália falhou o euro 2000 por partir a mão uma semana antes do início da competição, mas esteve presente nos europeus de 2004, 2012 e 2016 e nos mundiais de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Sendo que em 2006, na Alemanha, venceu a competição, sagrando-se assim campeão mundial de selecções.

571 Visualizações 1 Total
571 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.