Ronaldo

Ronaldo nasceu no Brasil, é um ex-futebolista, dos melhores pontas-de-lança de sempre, eleito por três vezes o melhor jogador do mundo. Jogou no Barcelona, Real Madrid, Inter e AC Milan. É o segundo jogador com mais golos em mundiais.

Ronaldo Luís Nazário de Lima, nasceu a 18 de Setembro de 1976 no Rio de Janeiro no Brasil, é um ex-futebolista, dos melhores pontas-de-lança de todos os tempos. Foi apelidado de fenómeno e foi eleito por três vezes como melhor jogador do mundo.

ronaldo-legend

Começou a ganhar gosto pela bola quando andava na escola, onde faltava às aulas para jogar futsal no Valqueire Ténis Clube, dali passou para os campos de futebol no São Cristóvão, depois de não ter conseguido ficar no Flamengo, por falta de dinheiro para se deslocar para os campos de treino. Ronaldo fez então a formação no São Cristóvão, onde aos 16 anos viu-se envolvido numa disputa de empresários pelos seus direitos desportivos, Jairzinho, ex-futebolista brasileiro levou a melhor sobre a concorrência e comprou os direitos de Ronaldo, vendendo-o em seguida ao Cruzeiro. Apesar da tenra idade juntou-se logo à equipa principal, ainda com poucos meses no clube, e já tinha propostas do Inter de Milão, que ficou encantado com a exibição do jovem jogador frente ao Belenenses num jogo amigável. O Cruzeiro recusou e Ronaldo revelou-se fundamental nas duas épocas ao serviço do clube marcando golos com uma enorme facilidade.

Os golos e exibições aumentaram o interesse de clubes europeus e em 1994, o PSV Eindhoven conseguiu a contratação do brasileiro, esteve duas épocas no campeonato holandês, numa altura em que o Ajax era um dos maiores clubes do mundo, facto que fez com que Ronaldo saísse sem qualquer campeonato, mas com uma marca impressionante de 54 golos em 57 jogos.

Depois do sucesso no Brasil e agora na Europa, colocavam Ronaldo como um dos melhores do mundo, prémio que viria a ganhar em 1996, ano em que se transfere para o Barcelona, apesar de vir a estar na Catalunha apenas uma época, é lá que ganha a alcunha de fenómeno pelos seus 47 golos em 49 jogos, vence a taça do Rei e a taça das taças e no final da época, o namoro antigo com o Inter de Milão acaba em transferência no valor de 32 milhões de euros.

A primeira época de Ronaldo em Milão corresponde às expectativas, é novamente considerado o melhor do mundo, aponta 34 golos em 47 jogos e colectivamente vence a taça UEFA, não vence o título de campeão italiano, ficando em segundo lugar atrás da Juventus.

Durante a época 1998/99, o azar começa a bater à porta do jogador brasileiro, uma lesão no joelho viria a marcar a sua carreira, em particular a passagem pelo Inter, Ronaldo esteve no Inter mais quatro épocas, onde fez apenas 52 jogos no conjunto das épocas. Em 2002, após o mundial e ser fundamental na vitória do Brasil, transfere-se para o Real Madrid, no mesmo ano, é eleito pela terceira vez como melhor jogador do mundo.

Em Madrid coincide com Zidane, Figo e Raúl na equipa que ficou conhecido como galácticos vence pela primeira vez campeonatos na Europa, não uma, mas duas vezes, tal como duas supertaças de Espanha e uma taça do Rei. Durante a época 2006/07, o descontentamento dos adeptos merengues subia de tom, pelas más exibições e maus resultados, o que levou a que saísse do clube, regressando a Itália, desta vez ao AC Milan. Esteve uma época e meia em Milão, onde foi novamente afectado pelas lesões, não lhe permitindo voltar a demonstrar o futebol que fez dele um dos melhores do mundo.

As lesões e os problemas de saúde que o faziam engordar em excesso levaram-no a regressar ao Brasil, pela porta do Corinthians, ainda realizou três épocas ao serviço do clube, mas os problemas físicos foram uma constante, levando a que se retirasse em 2011.

Apesar de ter sido por três vezes eleito melhor do mundo e ser considerado um dos melhores avançados da história, tem a particularidade de não ter vencido muitos títulos ao nível de clubes, no entanto, ao serviço do Brasil, é um dos jogadores mais decisivos da história da canarinha, venceu dois mundiais, 1994 e 2002, é o segundo melhor marcador em mundiais, com 15 golos, menos um que Miroslav Klose. Na história da selecção, é o quinto mais internacional de sempre e o segundo melhor marcador de sempre, apenas atrás de Pelé.

422 Visualizações 1 Total
422 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.