Biografia de Ricardinho, um conhecido jogador português da modalidade de futsal que pertence atualmente à equipa do Inter Movistar, em Espanha.
Nome completo: Ricardo Filipe da Silva Braga
Data de nascimento: Nasceu no dia 3 de setembro de 1985 (tem 32 anos)
Local de nascimento: Valbom, Gondomar, distrito do Porto, em Portugal
Nacionalidade: Portuguesa
Ocupação: Jogador de Futsal
Ricardo Filipe da Silva Braga, mais conhecido no mundo do desporto apenas por Ricardinho, é um jogador de futsal português que nasceu na cidade de Valbom, uma cidade que pertence ao concelho de Gondomar, que por sua vez pertence ao distrito do Porto, no norte de Portugal continental. Ricardinho nasceu no dia três de setembro do ano de 1985 e é um conhecido jogador de futsal português. Atualmente (e desde o ano de 2013) o ala português joga no «Club Inter Movistar Fútbol Sala», mais conhecido como Inter Movistar, no entanto Ricardinho passou por vários clubes portugueses e estrangeiros ao longo da sua carreira como jogador.
Clubes onde jogou Ricardinho
Ricardinho jogou no clube Estrelas de Fânzeres na época dos anos 1995/96; na época seguinte, época dos anos de 1996/97 jogou na equipa Cerco do Porto onde esteve até à época dos anos de 1997/98. Na época seguinte mudou de clube e foi para o Gramidense Infante, onde esteve durante três épocas, desde época dos anos de 1998/99 até à época dos anos de 2000/01. Em 2001/02 mudou-se para o Miramar FC onde jogou durante duas épocas, entre os anos 2001/02 e 2002/03. A meio da época foi para o Sport Lisboa e Benfica – Futsal onde começou a jogar na equipa dos Juniores. Na época seguinte, época dos anos de 2003/04, Ricardinho estreou-se na equipa principal de futsal do Sport Lisboa e Benfica, equipa pela qual jogou até à época dos anos de 2008/09, ou seja, cerca de oito anos. Em 2010 mudou-se para o Japão para jogar pelo Nagoya Oceans uma equipa que foi fundada no ano de 2006. Esteve pelo Japão por dois anos, pelo meio jogou no CSKA Moskva e no Sport Lisboa e Benfica, de novo. Em 2012 voltou ao Japão e ao Nagoya Oceans e na época dos anos de 2013/14 mudou-se para o seu atual clube, o Club Inter Movistar Fútbol Sala, mais conhecido apenas como Inter Movistar. Ricardinho joga no Inter Movistar há cinco anos e só na época 2017/2018 (época que se encontra a decorrer) já marcou vinte e cinco golos entre várias competições da Liga espanhola de Futsal como: UEFA Futsal Cup, División de Honor, Copa del Rey Futsal, Supercopa Fútbol Sala e jogos amigáveis. Ricardinho joga também na Seleção Nacional de Futsal de Portugal.
Em 2017, Ricardinho foi considerado pela quinta vez na sua carreira como o melhor jogador de futsal do mundo. O galardão foi atribuído pelo prestigiado site Futsal Planet que já coroou o jogador português nos anos de 2010, de 2014, de 2015 e de 2016. O quinto prémio surgiu quando o jogador alcançou a marca das cento e cinquenta internacionalizações por Portugal. Com esta distinção, Ricardinho ultrapassou o número de eleições do jogador brasileiro Falcão, que foi considerado melhor jogador de futsal do mundo por quatro vezes. Ricardinho foi o primeiro e único português a receber esta distinção e este prémio desde sempre.
O jogador era apelidado de «o mágico» quando era jogador do Sport Lisboa e Benfica e ao longo da sua carreira já ganhou vários títulos nos clubes por onde passou. No Benfica não ganhou nada na primeira época, no entanto na época seguinte Ricardinho ajudou o clube a fazer «a dobradinha» ao ganhar o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal. Nas três temporadas seguintes (2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009) o Benfica conquistaria a hegemonia do futsal nacional, ganhando três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Ricardinho fez ainda parte da primeira vez que o Sport Lisboa e Benfica se sagrou campeão europeu de futsal pela primeira vez em Portugal (único e primeiro clube). Também já venceu vários títulos no atual clube, entre eles UEFA Futsal Cup, Supercopa Fútbol Sala, Copa de España de Futsal, Copa del Rey de Futsal e División de Honor. Ricardinho conta também com diversos jogos e competições através das chamadas à seleção nacional de futsal.