Cardinal (Jogador de Futsal)

Biografia do jogador de futsal Fernando Cardinal que atualmente joga no Sporting Clube de Portugal

Biografia de Fernando Cardinal, mais conhecido por Cardinal no meio da modalidade de Futsal. Joga atualmente no Sporting Clube de Portugal – Futsal

cardinal (jogador de futsal

Nome completo: Fernando Alberto dos Santos Cardinal

Data de nascimento: Nasceu no dia 26 de junho de 1985 (tem 32 anos)

Local de nascimento: cidade do Porto, em Portugal

Nacionalidade: portuguesa

Ocupação: Jogador de Futsal (pivot)

Fernando Alberto dos Santos Cardinal, mais conhecido no mundo do desporto apenas por Cardinal, é um jogador de futsal português que nasceu na cidade do Porto, na zona norte de Portugal continental. Cardinal nasceu no dia vinte e seis do mês de junho do ano de 1985 e é um jogador de futsal conceituado em Portugal. Atualmente o pivot português representa o Sporting Clube de Portugal – Futsal, clube onde já tinha jogado desde a época dos anos de 2009/10 até ao ano 2010/11, no entanto Cardinal passou por vários clubes portugueses e estrangeiros ao longo da sua carreira como jogador.

Clubes onde jogou Cardinal

Cardinal começou a sua carreira no clube «Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes», um clube desportivo da freguesia de Caldas de Vizela, concelho de Vizela, em Braga, Portugal, na época dos anos 2004/2005, clube onde jogou durante uma época. No final da época dos anos 2004/2005, Cardinal mudou-se para o clube Famalicense, «Famalicense Atlético Clube», de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, Portugal, onde também esteve durante uma época. Na época dos anos 2006/2007 mudou-se para o «Futebol Clube de Alpendorada», que se localiza na freguesia de Alpendurada e Matos, concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto. Esteve neste clube do norte de Portugal durante uma época. Na época dos anos 2007/08 e na época dos anos 2008/09, Cardinal jogou pela «Associação Recreativa do Freixieiro», com sede em Matosinhos, Portugal, um clube que foi fundado em 1935. Na época dos anos 2009/10 mudou-se para Lisboa para jogar pelo Sporting Clube de Portugal, na equipa de séniores masculinos de futsal. Manteve-se no Sporting Clube de Portugal – Futsal durante duas épocas (as épocas dos anos 2009/10 e a época dos anos 2010/11). Em 2011/12 jogou pelo CSKA Moskva, em Moscovo, onde foi colega de equipa do também português, Ricardo Filipe da Silva Braga, Ricardinho, nome como é conhecido no âmbito do desporto. Os dois portugueses jogaram pelo clube russo durante apenas uma época. Passada essa época e chegando à época do ano 2012/13, Cardinal voltou a ir para o norte do país a fim de jogar no Rio Ave Futebol Clube – Futsal, um clube da cidade de Vila do Conde. O caminho de Cardinal e Ricardinho voltou a cruzar-se quando Cardinal integrou a equipa do «Club Inter Movistar Fútbol Sala», mais conhecida como «Inter Movistar», apenas. Esteve no Inter Movistar desde a época dos anos 2013/14 até à época dos anos 2015/16, época em que se cruzou com Ricardinho e voltaram a ser colegas de equipa e de país. Em 2016/2017, Cardinal integrou a «Associación Deportiva ElPozo Murcia Fútbol Sala», uma equipa espanhola mais conhecida apenas como «ElPozo Murcia» e lá ficou a jogar durante uma época e onde marcou vinte e dois golos em vinte e três jogos. Atualmente encontra-se a jogar em Portugal e de novo no clube que o acolheu nas épocas dos anos de 2009/10 e de 2010/11, o Sporting Clube de Portugal – Futsal.

Em Espanha, Cardinal ganhou por duas vezes a Supercopa Fútbol Sala, por duas vezes também a Copa de España de Futsal, também por duas vezes a División de Honor e duas vezes a Copa del Rey de Futsal. Em Portugal já ganhou por duas vezes o Campeonato Nacional de Futsal da primeira divisão, por duas vezes também a Supertaça de Futsal e por uma vez a Taça de Portugal de Futsal.

A Supertaça de Futsal de Portugal que cardinal ganhou foi ao serviço do Sporting Clube de Portugal – Futsal já no decorrer da presente época, a época dos anos 2017/2018. A Supertaça de Futsal 2017/2018 decorreu no dia dois de setembro de 2017 onde o Sporting Clube de Portugal – Futsal defrontou o Sport Lisboa e Benfica – Futsal, uma partida que o Sporting ganhou por três bolas a duas, golos apontados pelo brasileiro Pany Varela. Cardinal tem 108 internacionalizações e 84 golos, o seu pé preferencial é o pé direito, mede 185 centímetros e pesa 73 quilos. Neste momento Cardinal disputa (ao serviço do Sporting), a Liga Sport Zone que é o Campeonato Nacional de Futsal da 1ª divisão onde está em primeiro lugar com cinquenta e um pontos e dezassete jogos realizados; Além do campeonato, Cardinal joga também a Taça de Portugal de Futsal edição do ano 2017/2018 que vai na quarta eliminatória, jogou e venceu a Supertaça de Futsal 2017/2018 e jogou também a Taça da Liga Portugal de Futsal, onde o seu clube ficou em segundo lugar, ao perder por cinco bolas a duas com o Sport Lisboa e Benfica – Futsal.

612 Visualizações 1 Total
612 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.