Fundação: 23 de Agosto de 1926.
Cidade/país: Nápoles, Itália.
Estádio: San Paolo.
Cor equipamento principal: Azul e Branco.
Principais rivais: Juventus, Inter de Milão, AC Milan, AS Roma.
Epíteto: Azzurri, Partenopei.
História:
A Società Sportiva Calcio Napoli, em português é usualmente designada por Nápoles. O futebol moderno originou-se em Inglaterra, com o final do século XIX e inícios XX, os emigrantes ingleses começaram a espalhar a modalidade um pouco por toda a Europa, Nápoles não foi excepção. Em 1904, William Poths decide criar uma equipa de futebol na cidade de Nápoles, assim nasce o Naples Foot-Ball & Cricket Club, dois anos mais tarde caia o Cricket do nome. Em 1912 nasce outro clube na cidade, o US Internazionale Napoli, de imediato nasce uma rivalidade entre estes dois clubes. Resultantes de dificuldades financeiras, os dois clubes fundem-se num só originando o Foot-Ball Club Internazionale-Naples.
Mas a década de 20 em Itália fica marcada pela ascensão do Partido Nacional Fascista ao poder, e com ele profundas alterações no paradigma social e quotidiano italiano. O futebol também foi alvo de transformações, foi proibida a utilização de estrangeirismos nos nomes de clubes, tendo em conta as origens do clube, muito assentes em emigrantes ingleses, o clube teve que reformular-se originando no dia 23 de Agosto de 1926 a Associazione Calcio Napoli.
O primeiro ano do novo clube não foi muito positivo, são despromovidos da primeira divisão, aliás as primeiras décadas do clube, embora com alguns resultados no topo superior da tabela, ficam marcadas por algumas passagens pela segunda divisão – Série B, e não produzem qualquer título para o clube. Inclusivamente o Nápoles é despromovido no final da década de 40, após o término da Segunda Guerra Mundial, por alegada manipulação de resultados.
O primeiro troféu do clube foi conquistado na época de 1961-62 na Taça de Itália, numa vitória por 2-1 frente ao SPAL, na época seguinte o clube volta a ser despromovido para a Série B. Em 1964, quando ainda estava na Série B, o clube restrutura-se e passa a designar-se Società Sportiva Calcio Napoli. Após regressar á Série A, começa a impor-se como uma das mais fortes equipas do principal escalão do futebol italiano, lutando várias vezes pelo scudetto no decorrer da década de 70, na temporada de 75-76 revalida a conquista da Taça de Itália.
A década de 80 marca a chegada a Nápoles da maior estrela de futebol de sempre para muitos, Diego Armando Maradona. Com Maradona na equipa, o Nápoles conquistou o campeonato italiano, Série A, pela primeira vez em 86-87, e conquista na mesma época a Taça, o campeonato voltaria a ser conquistado em 89-90. A nível europeu o clube conquista neste período o seu primeiro e único troféu, a Taça UEFA, numa vitória por 5-4 ante o Estugarda no agregado dos dois jogos da final.
Estas conquistas assentaram na mestria de Maradona, e tornaram-no um ídolo que não se restringia ao futebol. O Nápoles foi o primeiro clube a ser campeão proveniente do sul de Itália, existia uma forte rivalidade entre o norte rico e o sul empobrecido, Maradona era visto como um símbolo da região sul de Itália que transcendia o próprio futebol.
No Mundial de 1990 realizado em Itália, a selecção Argentina de Maradona defrontou a selecção Italiana em Nápoles, Maradona apelou para que os napolitanos apoiassem a selecção Argentina, assim o fizeram, aumentando ainda mais o ódio que existia no resto de Itália contra Nápoles, mas este exemplo é elucidativo do tipo de idolatria que existia em Nápoles em redor de Maradona.
Mas este gesto teve consequências para o clube e para Maradona, era conhecido o consumo de cocaína por parte de Maradona, a Federação Italiana de Futebol em jeito de retaliação pelo ocorrido no mundial, submete Maradona a um teste de antidpoing, que acusa a utilização de cocaína. Maradona é suspenso durante 15 meses de jogar em Itália e sai do clube, esta saída marcaria o declínio do Nápoles que culminaria com a descida de divisão em 1998 e a declaração de falência em 2004.
Na época 2006-07 regressou à Série A e lentamente foi construindo uma equipa permitiu ao Nápoles estar presente praticamente todos os anos nas competições de clubes da UEFA e conquistar duas Taças de Itália em 2011-12 e 23-14.
Títulos:
- Campeão italiano por duas vezes: 1986-87, 1989-90.
- Vencedor Taça de Itália por seis vezes: 1961-62, 1975-76, 1986-87, 2011-12 e 2013-14.
- Vencedor Supertaça Italiana: 1990 e 20014.
- Vencedor Séria B: 1949-50.
- Vencedor Série C: 2004-05.
References:
http://www.zerozero.pt/text.php?id=5307