HIIT (High Intensity Interval Training)

O HIIT – High Intensity Interval Training, ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, é um tipo de treino que, tal como o nome indica, é constituído por períodos de elevada intensidade, durante os quais se realizam exercícios cuja execução leva o corpo a efetuar um esforço máximo, seguido por curtos intervalos, que podem ser pausa completas no exercício de alguns segundos, ou períodos em que é efetuado um exercício simples e de baixa intensidade. Devido à sua elevada intensidade, os treinos HIIT costumam ser de curta duração, raramente ultrapassando os 45 minutos.

Apesar de existirem inúmeras variáveis num treino HIIT, normalmente este é iniciado com um curto período de aquecimento, que se destina a preparar o corpo para a realização dos exercícios seguintes; estes são normalmente exercícios que conjugam velocidade com força, como por exemplo burpees, mountain climbers ou tuck jumps. Os exercícios devem ser executados com a máxima intensidade possível, durante um breve período, normalmente sempre abaixo de um minuto, seguindo-se o período de descanso que pode ser total ou ativo. É também comum a introdução de exercícios de força e de ativação de cadeias musculares específicas, como agachamentos ou flexões. Uma série de treino HIIT é então composta por aquecimento, exercícios cardiovasculares e de força, executando-se diversas repetições de cada um, e por fim o retorno à calma, com alongamentos.

O HIIT é um treino muito propício à perda de gordura, já que a elevada intensidade dos exercícios acelera bastante o metabolismo, e mantem-no acelerado por diversas horas após o fim do exercício; este treino conjuga exercícios cardiovasculares, com movimentos rápidos, com exercícios que trabalham a força e resistência, sendo por isso também uma boa forma de desenvolver a musculatura.

715 Visualizações 1 Total

References:

DRIVER, James, High Intensity Interval Training Explained, CreateSpace Independent Publishing Platform, 2012

715 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.