Griezmann

Biografia de Antoine Griezmann, jogador do clube espanhol Atlético de Madrid.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Biografia do jogador Antoine Griezmann, um jogador de futebol natural de França e que atualmente joga como avançado no Atlético de Madrid, um clube espanhol que disputa a La Liga – Liga Espanhola.

griezmann

Nome completo:  Antoine Griezmann

Data de nascimento: Nasceu no dia 21 de março de 1991 (tem 26 anos)

Local de nascimento:  Mâcon, em França.

Nacionalidade: Francesa e Espanhola (dupla nacionalidade)

Ocupação: Jogador de Futebol (avançado e ponta de lança)

 

Antoine Griezmann, ou apenas Griezmann, como é tratado no mundo do futebol, é um jogador de dupla nacionalidade (francesa e espanhola) que nasceu no dia 21 do mês de março do ano de 1991 na cidade de Mâcon, em França. Encontra-se atualmente no ativo e representa o clube espanhol Club Atlético de Madrid como avançado/ ponta de lança e tem contrato assinado até ao mês de junho de 2022. Griezmann já jogou em dois clubes espanhóis e num clube francês, ainda na época de Júnior.

Griezmann ao serviço do Atlético de Madrid

Griezmann ao serviço do Atlético de Madrid

Clubes onde jogou e onde joga Griezmann

Griezmann começou no mundo do futebol apenas com 12 anos, na época dos anos de 2003/2004, no Union Football Maconnais, em Mâcon, a sua cidade de origem. Começou no escalão de Juniores C (Sub-15) onde jogou durante duas épocas. Em 2005/2006, já em Espanha, começou a jogar nos escalões jovens da Real Sociedad de Fútbol. Começou nos Juniores B (Sub-17) e em 2007/08 já jogava nos Juniores A (Sub-19) do clube. Na época de 2009/2010, mais precisamente em setembro de 2009, estreou-se pelo clube oficialmente, num jogo em que a Real Sociedad perdeu por duas bolas a zero com o Rayo Vallecano. O primeiro golo surgiu ainda em setembro de 2009. Durante 5 épocas jogou pela Real Sociedad e na época dos anos de 2014/15 mudou de clube, dentro do mesmo país, numa transferência que chegou aos 30 milhões de euros. Começou a jogar no Atlético de Madrid e a sua estreia foi em agosto de 2014 contra o Real Madrid, no Santiago Bernabeu. Nesse jogo não foi titular mas substituiu Saúl Ñínguez aos 57 minutos. Na segunda época no clube espanhol, Griezmann foi o protagonista do clube na Liga dos Campeões. Marcou o único golo contra o Real Madrid, num jogo em que o Atlético ganhou por uma bola a zero. Marcou ainda os 2 golos que classificaram o clube para as meias-finais, ao eliminar o Barcelona. A época de 2016/17 também foi recheada de vitórias. Atualmente, em 2017/18, Griezmann já conta com 12 golos entre Liga dos Campeões (2 golos), La Liga (Campeonato Espanhol/ 7 golos), 2 golos na Copa Del Rey e um golo em jogos amigáveis entre seleções.

 

Griezmann ao serviço da Real Sociedad

Griezmann ao serviço da Real Sociedad

Seleção Francesa

Jogou a primeira vez por França em 2014, num jogo amigável contra os Países Baixos, no Mundial 2014. Em 2016 tornou-se numa das maiores esperanças da Seleção Francesa para conquistar o Europeu de Futebol. Foi dos pés de Griezmann que saíram os golos da vitória sobre a Alemanha nas meias-finais, no entanto, França perdeu por 1-0 frente a Portugal. Nessa competição Griezmann recebeu a «Chuteira de Ouro» pelos 6 golos marcados.

Griezmann na Seleção Francesa

Griezmann na Seleção Francesa

Prémios e distinções atribuídas a Antoine Griezmann

  • 1 Distinção como «Melhor Marcador» do campeonato da Europa: na época do ano de 2016, ao serviço do Atlético de Madrid, em Espanha.
  • 1 Distinção como «Melhor Jogador» do campeonato da Europa: na época do ano de 2016, ao serviço do Atlético de Madrid, em Espanha.
  • 1 Distinção na equipa do Europeu: na época de 2016, no Europeu 2016, onde o guarda-redes distinguido foi o português Rui Patrício, os defesas foram Pepe, Raphaël Guerreiro e o alemão Jérôme Boateng. Os médios foram os alemães Joshua Kimmich e Toni Kross, Joe Allen e Aaron Ramsey, do País de Gales e Dimitri Payet, de França. Os avançados foram Cristiano Ronaldo e o próprio Antoine Griezmann.
  • «Chuteira de Ouro»: pelos 6 golos marcados no Europeu 2016.
  • 1 Onze d’Or: na época do ano de 2015
  • Jogador Francês do Ano: na época de 2016
  • 3º Melhor Jogador do Ano: na época de 2016 segundo o jornal Marca.
  • 4º Melhor Jogador do Ano: na época de 2016 segundo o jornal The Guardian.

 

Títulos ganhos por Antoine Griezmann enquanto jogador

Competições Internacionais:

  • 1 Campeonato da Europa na categoria Sub-19: na época dos anos de 2010, ao serviço de França.

Competições Nacionais:

– Espanha:
  • 1 Supercopa de Espanha: na época do ano de 2014 ao serviço do Atlético de Madrid, em Espanha.
  • 1 Campeonato da II Divisão Espanhola: na época do ano de 2009/2010 ao serviço do Real Sociedad, de Espanha.

 

Curiosidades

Antoine Griezmann mede 1,75m, pesa 62kg e o seu pé preferencial é o pé esquerdo.

A sua mãe, Isabelle, é de ascendência portuguesa mas nasceu em França.

É neto do falecido Amaro da Cavada, um português que jogou como defesa na equipa pioneira do clube português Futebol Clube Paços de Ferreira.

Em criança Griezmann passava muitas vezes férias em Paços de Ferreira, em Portugal.

1126 Visualizações 1 Total
1126 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.