Futebol Clube Paços de Ferreira

Apresentação do Futebol Clube Paços de Ferreira, um clube de futebol português que joga atualmente na 1ª liga de futebol

O Futebol Clube Paços de Ferreira é um clube de futebol português com sede na cidade de Paços de Ferreira que pertence ao distrito do Porto, em Portugal e que joga atualmente na Primeira Liga Portuguesa, a Liga NOS.

futebol clube paços de ferreira

O Futebol Clube Paços de Ferreira é um clube de futebol português que tem sede na cidade de Paços de Ferreira, uma cidade que pertence ao distrito do Porto e à região de Entre Douro e Minho, Vale do Sousa e Baixo Tâmega e que joga atualmente na Primeira Liga Portuguesa, a Liga NOS (por razões de patrocínio da competição). O Futebol Clube Paços de Ferreira foi fundado no dia cinco do mês de abril do ano de 1950 e desde essa época que tem alcunhas como «castores», «pacenses», «auri-verdes» e «equipa da capital do móvel», sendo a última referência à cidade de Paços de Ferreira que é conhecida pela sua grande indústria e comercio no setor da madeira e dos móveis. A mascote do clube é um castor e está por isso também relacionada com a alcunha do clube. O atual presidente é o português Paulo Meneses e o treinador é o também português João Henriques, de 45 anos.

A origem do Futebol Clube Paços de Ferreira remonta ainda antes da data da sua formação oficial (1950) quando em 1930 começou a praticar-se futebol através da coletividade Sport Club Pacense. Foram cerca de vinte anos a jogar futebol sem uma organização oficial quando, em 1950, se formou o Futebol Clube Vasco da Gama, a coletividade que está na origem do atual Futebol Clube Paços de Ferreira. Nessa altura o clube era apelidado por «Vasquinho» e estreou-se em novembro desse ano ao vencer em Lousada a equipa do Tapada por duas bolas a uma. O clube esteve na III Divisão Regional da Associação de Futebol do Porto até 1956/57 altura em que subiu de divisão. Em 1973 foi inaugurado o Estádio da Mata Real e em 1981 o clube alterou as suas cores para as cores do concelho: amarelo e verde. Em 1990/91 a equipa alcançou a Primeira Liga e tornou-se campeã do campeonato nacional da divisão de honra. Durante três anos disputaram jogos com os ‘grandes’ como FC Porto, SL Benfica e Sporting CP. Em 1993/94 voltaram a descer de divisão. Entre subidas e descidas de divisão, em 2002/03 alcançou o sexto lugar no campeonato e atingiu as meias-finais da Taça de Portugal onde perdeu frente ao União de Leiria.

Um dos marcos do clube foi a participação nas competições europeias, em 2007, quando defrontou o AZ Aljmaar, na primeira ronda da Taça UEFA. Nesse ano o clube acabou afastado das competições europeias. Outro dos feitos do Futebol Clube Paços de Ferreira foi na época dos anos de 2012/13 quando a equipa liderada por Paulo Fonseca classificou-se em terceiro lugar e conseguiu o apuramento para o chamado ‘play-off’ da Liga dos Campeões da UEFA tornando-se o 6º clube português a conseguir este feito.

Atualmente o clube joga na 1ª liga de futebol de Portugal, a Liga NOS e conta com dezasseis jogadores portugueses, sete brasileiros, um australiano, um colombiano e um jogador cabo-verdiano. Na época de 2017/18 disputou a Taça da Liga (Taça CTT), a Taça de Portugal e encontra-se a competir no Campeonato Português da 1ª Liga, a Liga NOS, onde está neste momento no décimo quarto lugar com dezoito pontos, os mesmo que o 13º classificado no momento, o Portimonense Sporting Clube.

Estádio do Futebol Clube Paços de Ferreira

O estádio do Futebol Clube Paços de Ferreira é o Estádio da Mata Real e o seu nome é dado precisamente pela sua localização uma vez que está sediado na freguesia e concelho de Paços de Ferreira mais concretamente no lugar de Calquim, na Mata Real, perto do centro da cidade. Atualmente designa-se por Estádio da Capital do Móvel e foi inaugurado no dia sete de outubro do ano de 1973 e tem cerca de nove mil lugares sentados, relva natural e o proprietário é o Futebol Clube Paços de Ferreira.

Palmarés do Futebol Clube Paços de Ferreira

Segunda Liga: Campeão três vezes nos anos de 1990/91, em 1999/00 e em 2004/05

III Divisão: Campeão no ano de 1973/74

410 Visualizações 1 Total
410 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.