Clube Ferroviário de Maputo

Apresentação do Clube Ferroviário de Maputo; sua história; principais prémios, títulos e distinções; símbolos e equipamentos…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação do Clube Ferroviário de Maputo

O Clube Ferroviário de Maputo (conhecido apenas como Ferroviário de Maputo ou pela sua alcunha ‘Os Locomotivas’) é um clube multi-desportivo moçambicano, fundado em 1955, e cuja principal vertente é o futebol. Além do futebol, outras modalidades praticadas no clube são o basquetebol, a natação, o ciclismo, o atletismo, o boxe, o karaté e o hóquei em patins.

Está sediado em Maputo, capital de Moçambique, e joga no Estádio da Machava, um estádio com capacidade para 45.000 espectadores.

História do Ferroviário de Maputo

O clube foi fundado em 03 de outubro de 1924 com o nome de Clube Desportivo Ferroviário, pela iniciativa de um grupo de trabalhadores dos caminhos de ferro, que na altura se divertiam a jogar futebol junto ao campo do Sporting Clube de Lourenço Marques.  Em 1931, a Administração Ferroviária delega no clube a tarefa de trabalhar na educação física dos seus funcionários, dando-se assim a junção do clube com a empresa dos Caminhos-de-Ferro. Em 1944 é construído o primeiro campo iluminado de Moçambique com dinheiro proveniente das quotas dos sócios. Em meados da década de 1960, o clube lançou-se em diversas outras modalidades, entre as quais o atletismo, basquetebol, ciclismo, ginástica, hóquei em patins, natação, ténis de mesa, e tiro. A 30  de junho de 1968 é inaugurado o novo estádio do clube (na altura com o nome Estádio Salazar e mais tarde renomeado para Estádio da Machava), uma infra-estrutura desportiva que ainda hoje é a maior de Moçambique. Em agosto deste mesmo anos, o clube constitui-se como associação e altera a sua designação para Associação Clube Ferroviário de Lourenço Marques com o objetivo de o distinguir das diversas delegações provinciais que entretanto se tinham constituído. Após a independência o clube volta a alterar a sua designação, desta vez para Clube Ferroviário de Maputo, designação que mantém até hoje.

.

Principais Títulos e Prémios

Na principal modalidade do clube – o futebol – o Ferroviário de Maputo é um dos clube moçambicano com mais títulos, destacando-se os dez Campeonatos de Moçambique vencidos até ao momento. Apresenta-se de seguida todos os títulos vencidos ao nível do futebol durante a sua já longa história:

  • Campeonato de Moçambique: (10) 1982, 1989, 1996, 1997, 1999, 2002, 2005, 2008, 2009 e 2015.
  • Taça de Moçambique: (6) 1982, 1989, 1996, 2004, 2009 e 2011.

Destaque também para os 13 títulos conquistados no Hóquei em Patins no campeonato de Moçambique e um conquistado em 1962 no Campeonato de Portugal.

Símbolo e Equipamento

O seu equipamento principal é composto por uma camisola verde com riscas brancas verticais, calção branco e meias com listas horizontais brancas e verdes..

Quanto ao logotipo, este é constituído por um escudo encimado pela palavra «FERROVIÁRIO». O escudo tem um padrão em xadrez com duas quadrículas em verdes e outras duas em branco, sobre as quais está uma locomotiva vista de frente e o número 1924, alusivo ao ano da fundação do clube.

ferroviario-maputo

209 Visualizações 1 Total
209 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.