O taekwondo é uma arte marcial que deu origem a um desporto de combate muito popular em todo o mundo. Define-se como uma técnica de combate sem armas para defesa pessoal em que as mãos e os pés são utilizados para vencer o opositor, conjugando movimentos de pontapeio. Atualmente, o taekwondo é um desporto olímpico e estima-se que existam 30 por cento de socos e 70 por cento de pontapés.
História do Taekwondo
O taekwondo é uma arte marcial tradicional coreana cujo nome significa pontapear e golpear. As origens do taekwondo não estão bem definidas, mas são normalmente associadas a três ideias: à era dos três Reis, cerca de 50 anos a.C., quando os guerreiros da Dinastia Silia criaram uma arte marcial, conhecida por tae kyon (pé-mão); a uma forma de boxe chinês desenvolvida no Tempo de Shaolin (520 a.C.); ou ainda a um desenvolvimento do karaté japonês de Okinawa. A ideia geral que reúne mais consenso é que o taekwondo tem origem no desenvolvimento de artes marciais asiáticas, combinadas com as técnicas tradicionais de kickboxing.
O taekwondo começou a emergir como a arte marcial mais popular no século XX e acabou por se tornar dominante, tendo sido escolhida pelos mestres em 1955 como Arte Marcial Coreana, com o objetivo de a promover internacionalmente.
O taekwondo surgiu como modalidade de exibição nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 e Barcelona em 1992. Na edição dos Jogos Olímpicos de Paris, em 1994, tornou-se modalidade oficial, sendo apresentada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000.
Regras
As competições olímpicas de taekwondo, uma prova individual por eliminatórias diretas, decorrem ao longo de um dia em sucessivos combates de três rounds com dois minutos cada, sendo que existe um minuto de descanso entre cada round. Em caso de empate é disputado um quarto round de dois minutos em formato de “morte súbita”. No dia da competição é confirmado o peso dos atletas.
Num combate são permitidas diversas técnicas para atingir o adversário, nomeadamente a utilização dos dedos indicador e médio das mãos, e os calcanhares. Além disso, são permitidos golpes nas áreas cobertas pelo equipamento de proteção, mas apenas através de técnicas ao pé.
Os pontos são contados pelo árbitro da seguinte forma:
- 1 ponto por ataque ao colete protetor
- 2 pontos por ataque à cabeça
- 1 ponto adicional no caso de o adversário ser derrubado
O resultado do combate corresponde ao somatório dos pontos conquistados ao longo dos três rounds.
Equipamento
Em campeonatos de taekwondo, os atletas devem utilizar equipamentos de proteção no sentido de evitar ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, a região genital, os braços, as pernas e as mãos. O uniforme utilizado, chamado Dobok, tem cor branca, habitualmente.
Além do uniforme, tal como nas outras artes marciais, o praticante de taekwondo tem ainda um sistema de graduação visível, feito através do sistema de faixas, em que cada faixa tem o seu significado e ordem, indo dos GUBs (abaixo da faixa preta), contados do 10º ao 1º, e DANs (após a faixa preta), contado do 1º ao 10º.