A Vuelta a España na sua designação original, em português Volta a Espanha, teve a primeira edição em 1935. Partiu de Madrid com 50 participantes, num total de 18 etapas, que deveriam percorrer 3425 km, algo manifestamente exagerado tendo em conta os padrões actuais, com desenvolvimentos tecnológicos associados à performance das bicicletas, que permitem um esforço menor na pedalada. O primeiro vencedor foi o belga Gustave Deloor.
A partir de 1955 passou a ser organizada anualmente, com alterações anuais às etapas que compõem o circuito da prova, característica que se mantém actualmente.
Tal como as outras duas grandes voltas – Tour e Giro, a Vuelta surgiu na necessidade de aumentar a tiragem de um jornal, neste caso do Informaciones, pelas mãos do jornalista Juan Pujol. A popularidade do ciclismo, e mais concretamente das provas de longa duração em estrada, tornavam esta modalidade atractiva para publicação, por esta época ainda mais atractiva que o futebol.
Atá 1995 era realizada na altura da Primavera, a partir desse ano passou a realizar-se no mês de Setembro.
A camisola vermelha é atribuída ao vencedor da classificação geral, tal como sucede com a camisola amarela no Tour. A camisola branca com bolas azuis é atribuída ao melhor trepador, aquele que apresenta melhores resultados nas contagens de montanha. Ao vencedor por pontos, é atribuída a camisola verde.
A Espanha é o país com mais ciclistas vencedores, 32, juntamente com dois recordistas de vitórias, Roberto Heras (2000, 2003. 2004) e Alberto Contador (2008, 2012, 2014) a que se junta, o suíço Tony Rominger (1992,1993.1994).