Coracias garrulus (Rolieiro)

Apresentação do Rolieiro (Coracias garrulus), uma pequena ave migratória multicolorida, pertencente à família dos coracídios.

Apresentação da Coracias garrulus (Rolieiro)

O Rolieiro (Coracias garrulus) é uma ave migratória multicolorida, pertencente à família dos coracídios e à ordem Rolieirodos Colaciiformes. É uma ave que gosta de espaços abertos com muito poucas árvores, sendo muitas vezes observada em fios e cabos aéreos. Na Europa é frequente no sul e leste do continente nos meses estivais, migrando para para sul do Sara nos meses mais frios.

Características físicas

É muito colorida e tem um aspecto rechonchudo, com uma cabeça relativamente grande em relação ao resto do corpo. O dorso é castanho ferrugento e a parte inferior, o pescoço e a cabeça são de cor azul claro; as asas apresentam cores azuis e pretas. Quando voam num dia de sol, os tons azuis brilham dando-lhe um aspeto de invulgar beleza.

Comportamento

É uma ave com comportamento solitário, que gosta de espaços aberto e com poucas árvores. Nidifica no mês de maio, fazendo o ninho em buracos das árvores.

Coracias garrulus (Rolieiro)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Aves Coraciiformes Coraciidae Coracias C. garrulus

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação Longevidade
Sul da Europa / Mediterrâneo, migrando para sul do Saara nos meses frios. Quase ameaçada Espaços abertos de pradaria e bosques Pequenos vertebrados, artrópodes e insetos.

 

Características Físicas
Anatómicas Ave multicolorida, com aspeto rechonchudo. A cabeça é relativamente grande.
Dimorfismo Sexual Não relevante.
Tamanho 20-32 cm de comprimento
Peso
27 Visualizações 1 Total
27 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.