Terópodes

O que são os Terópodes

Os Terópodes (do latim científico Teropoda) são um importante grupo de dinossauros bípedes com hábitos alimentares carnívoros e omnívoros, pertencentes, juntamente com os saurópodes, à ordem dos saurísquios, um grupo de dinossauros que possuíam uma pélvis semelhante à dos répteis. Os cientistas acreditam que, devido às diversas semelhanças anatómicas, as aves sejam descendentes dos terápodes.

O nome que foi atribuído a este grupo – teropoda – significa ‘pés anormais’, o que de deve ao facto de os seus representantes terem como uma das mais importantes características distintivas possuírem 3 grandes dedos que tocam no chão e um quarto que fica suspenso.

Os terópodes terão surgido na Terra no longínquo período triássico, há mais de 230 milhões de anos, sendo os seus primeiros representantes pequenos animais que provavelmente viviam e caçavam em grupo. Os mais antigos que se conhecem são o eoraptor e o eodromaeus, ambos descobertos na América do Sul.

Durante o período Jurássico este animais espalharam-se um pouco por todo o mundo e alguns deles ganharam dimensão. Um dos aspetos mais interessantes foi o facto de a maioria dos terápodes deste período apresentarem uma crista, que mais tarde vieram a perder. A finalidade desta crista não é certa, especulando-se que poderia ser um adorno para atrair as fêmeas ou então para assustar os inimigos.

Mas é no Cretáceo que o terápodes atingem o seu auge. A sua dimensão vai desde os extremamente pequenos aos extremamente grandes e estavam espalhados por todos os continentes. Alguns dos terápodes mais famosos são deste período, como é o caso do tiranossauro rex, do velociraptor, do arqueopterix ou do espinossauro.

1075 Visualizações 1 Total
1075 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.