Meteorito

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Meteorito

MeteoritoNo conceito mais geral e abrangente, o termo meteorito está relacionado com o de meteoro e refere-se a todo e qualquer fenómeno ocorrido na atmosfera (é daí o termo meteorologia). O termo meteorito é, desta forma, usado para designar não apenas o fenómeno luminoso, mas também o corpo que o originou.

Em termos mais restritos, o termo meteorito designa um meteoróide proveniente do espaço e que atinge a superfície da Terra sem ser completamente desintegrado pelo efeito do atrito ao atravessar a atmosfera a grande velocidade (quando se desintegra totalmente ao atravessa a atmosfera, é designado de meteoro). Os meteoritos podem ser provenientes de fragmentos de asteróides, de cometas, ou de planetas e luas do sistema solar, em resultado do choque violento de corpos celestes. O seu tamanho pode variar desde simples poeiras até objetos com várias toneladas de peso e podem ser rochosos (aerólitos), metálicos (sideritos) ou metálico-rochosos (siderólitos).

357 Visualizações 2 Total
357 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.