Estratigrafia

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Estratigrafia

Estratigrafia é um ramo da geologia que estuda as camadas sedimentares (os estratos) depositadas à superfície do globo, procurando determinar as relações existentes entre si e os fenómenos que lhes deram origem. A análise dos estratos permite não apenas revelar a origem dos sedimentos e as modalidades do seu depósito, mas também fundamentar uma cronologia da história geológica da Terra, que serve de referencial temporal não apenas à geologia, mas também a outras áreas como a climatologia, a paleontologia e a arqueologia.

A estratigrafia inclui dois subcampos: a Litoestratigrafia e Bioestratigrafia. A primeira baseia-se na análise das propriedades físicas e químicas das rochas; a segunda, no estudo das evidências fósseis gravadas nas rochas. Além destas duas podem ser consideradas a Cronoestratigrafia (que estuda a idade relativa das rochas em relação a sua vizinhas), a Aloestratigrafia (que estuda os estratos sedimentares que podem ser definidos e identificados das descontinuidades que limitam os mesmos).

2152 Visualizações 1 Total
2152 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.