Zelândia (ilha da Dinamarca)

Apresentação da ilha dinamarquesa de Zelândia

Zelândia é uma ilha da Dinamarca localizada entre o canal do Grande Belt e o Öresund, a principal passagem para o mar Báltico. Com 7.014 km2 de superfície, a Zelândia é a maior ilha do país e nela está localizada a sua capital – Copenhaga. Em Zelândia está também localizado o maior lago da Dinamarca – o Arreso, com 42 km2 de área.

A ilha é uma peneplanície com algumas cristas originadas pelo recuo dos gelos da era glaciária. Nela é praticada a agricultura em regime intensivo, sendo que apenas 10% é ocupada por florestas (também elas intensivamente exploradas como fornecedoras de matérias-primas). É também a região mais urbanizada da Dinamarca, nela se situando numerosas cidades e vilas, entre as quais, a capital Copenhaga, Kalundborg, Koge, Elsinore, Korsor, entre diversas outras. Nestas cidades e vilas, ricas de história, existem inúmeros palácios, igrejas e castelos e muitos outros edifícios que recordam o passado senhorial do país.

531 Visualizações 2 Total
531 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.