Sofala (Província de Moçambique)

Apresentação e História da Província moçambicana de Sofala: Sofala é uma província de Moçambique, localizada no centro do país, entre as províncias de Manica e…

Apresentação da Província de Sofala

Sofala é uma província de Moçambique, localizada no centro do país, entre as províncias de Manica (a oeste), Inhambane e Gaza (a sul), e Zambézia e Tete a Norte. A sua capital é a cidade da Beira, cidade costeira localizada a cerca de 1.200 km a norte de Maputo.Sofala

A área territorial da Província de Gaza é de 68 018  km², e está dividida em 13 distritos, nomeadamente: Beira, Búzi, Caia, Chemba, Cheringoma, Chibabava, Dondo, Gorongosa, Machanga, Maringué, Marromeu, Muanza e Nhamatanda. Desde 2013 possui também 5 municípios, nomeadamente: Beira, Dondo, Gorongosa, Marromeu e Nhamatanda.

Relativamente à população residente, e de acordo com os resultados preliminares do Censo de 2017, a província de Sofala tem 2 221 803 habitantes, o que significa uma densidade populacional de 32,7 habitantes por km².

Em termos de geografia física a província é dominada por quatro rios: o Zambeze, que constitui a fronteira com a Zambézia e cuja enorme e fértil bacia permite a prática agrícola; o Save que constitui a fronteira sul, com a província de Inhambane; o Buzi que desagua a sul da cidade da Beira; e o Rio Púnguè que na sua parte final forma um estuário que dá vida à cidade da Beira.

 

História de Sofala

A região que inclui a actual província de Sofala tem uma história muito rica e antiga, tendo sido um importante entreposto comercial com diversos povos do Índico ao longo de séculos. No século X, já Almaçudi, viajante muçulmano, descrevia a importância desta região para a mineração e para o comércio com árabes e indianos.

Com a chegada dos portugueses no fim do século XV, a região ganha novo impulso, mais uma vez como importante centro de mineração, sobretudo de ouro. A comprovar a importância da região para os portugueses está a construção da Feitoria de Sofala por Pêro de Anaia em 1505.

Em 1891 o território da actual província passou a fazer parte integrante da concessão da Companhia de Moçambique estabelecida nesse mesmo ano. Com a reversão do território para a administração colonial directa portuguesa em 1942 foi constituído o ‘Distrito da Beira’, o qual, em 1947, passou a denominar-se ‘Distrito de Manica e Sofala’. Em 1970 o distrito é dividido em dois: distrito de Sofala e distrito de Vila Pery (antigo nome da cidade de Chimoio). Durante o período do Governo de Transição (que governou o país entre 7 de Setembro de 1974 e 25 de Junho de 1975) o distrito de Sofala é transformado na província de Sofala.

559 Visualizações 1 Total
559 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.