Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Serra do Pico, ou Montanha do Pico, é um estratovulcão com 2351 metros de altitude, sendo a mais alta montanha de Portugal. Localiza-se na ilha do Pico, nos Açores.
Caracterização da Serra do Pico
A Montanha do Pico tem de altitude mais do dobro do que qualquer outra montanha açoriana. É a serra mais alta de Portugal. Com 2351 metros de altitude, a Serra do Pico é o ponto mais alto da dorsal meso-atlântica, embora existam pontos mais altos em ilhas atlânticas, mas fora da dorsal. Tem um isolamento topográfico de 1451 quilómetros.
No cimo da montanha que constitui a parte ocidental da ilha, situa-se a cratera do vulcão. Dentro dessa cratera, numa erupção recente do ponto de vista geológico, surgiu outra elevação com menor dimensão a que foi dado o nome de Pico Pequeno, com cerca de 70 metros de altura. É na base desta elevação que emanam fumarolas vulcânicas com forte teor de enxofre.
A Montanha do Pico foi primeiramente classificada como reserva em 1972. Uma década depois foi-lhe atribuído o estatuto de Reserva Natural da Montanha do Pico, que abarca uma área de 1500 hectares.
Esta é uma área com uma flora de grande diversidade e raridade, nomeadamente espécies endémicas no arquipélago. Neste aspeto destaca-se a avifauna. Durante o verão é muito comum a presença de aves como o canário, o tentilhão, o estorninho, o milhafre e o morcego-dos-açores.
A escalada da serra é uma das atividades mais populares para quem visita a ilha. De facto, esta é uma atividade que faz parte dos trilhos pedestres da ilha, constituindo-se no Trilho Pedestre da Montanha do Pico.
Dados Gerais
Coordenadas: 38° 28′ 12″ N 28° 24′ O
Altitude máxima: 2351 metros
Localização: Açores, Portugal
Cordilheira: Dorsal meso-atlântica