Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Serra da Arrábida localiza-se no distrito de Setúbal e integra o Parque Natural da Arrábida.
Caracterização da Serra da Arrábida
A Serra da Arrábida é constituída por terrenos acidentados com fortes níveis na margem norte do estuário do rio Sado, no concelho e distrito de Setúbal, em Portugal. O seu ponto mais elevado é a 501 metros de altitude, em Formosinho. O relevo tem uma extensão de 35 quilómetros. O prolongamento natural da serra forma o cabo Espichel.
O clima da serra é temperado mediterrânico, apresentando uma flora rica em espécies mediterrânicas, como são exemplo a azinheira, o sobreiro e o carvalho. Em relação à flora, verificam-se grandes alterações desde o século XIX. Até ao início do século XX era possível observar lobos, javalis e veados. Atualmente a fauna inclui o gato-bravo, a raposa, a lebre, o morcego, a águia-de-bonelli e o bufo real, a perdiz e o andorinhão-real. Em 2004 um incêndio destruiu uma parte significativa da área territorial da Serra da Arrábida, que tem vindo a recuperar-se lentamente.
A base da Serra da Arrábida, na praia do Portinho da Arrábida, tem águas de temperaturas amenas. Na arriba, mais concretamente na Lapa de Santa Margarida, verifica-se a presença de vestígios arqueológicos do Paleolítico Inferior. Numa das suas falésias encontra-se um convento fundado no século XVI por Frei Martinho.
Dados Gerais
Coordenadas: 38° 29′ 43″ N, 8° 58′ 05″ O
Altitude máxima: 501 metros
Localização: Setúbal, Portugal
Cordilheira: Arrábida