Ribeira de Grândola

Apresentação da Ribeira de Grândola

Ribeira de GrândolaA Ribeira de Grândola, também chamada de Rio Davino, é uma pequena ribeira do concelho de Grândola com cerca de 28 km de extensão. Nasce na encosta oriental da Serra de Grândola correndo no sentido Oeste-Este até desaguar na margem esquerda do Rio Sado. Percorre um vale com vertentes dissimétricas, apresentando a da margem direita uma inclinação mais acentuada e as suas margens são muito arborizadas. O seu principal afluente é a Ribeira de Castelhanos, também ele com nascente na Serra de Grândola. Quer a Ribeira de Grândola, quer a Ribeira de Castelhanos permanecem secas durante o período de Verão, mantendo alguma água apenas em pequenos represas construídas ao longo do seu percurso.

Ao longo do seu percurso passa no limite sul da vila de Grândola (que lhe dá o nome) e alguns km mais à frente banha a pequena localidade de Canal Caveira. Nas suas margens, na antiga Aldeia da Minhoca, próximo da vila de Grândola foi construído um Eco-Parque de Merendas que merece ser visitado.

783 Visualizações 1 Total
783 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.