Neve

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Neve

NeveO termo neve designa a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, geralmente de forma hexagonal e complexamente ramificados numa estrutura de tipo fractal. Estes cristais de gelo, normalmente agrupados em flocos de neve, formam-se pelo congelamento directo do vapor de água suspenso na atmosfera. A neve é produzida por nuvens do tipo estrato, embora também possa ser originada em nuvens do tipo cúmulo. Tal ocorre sempre que a temperatura do ar desce abaixo dos 0ºC dando origem a núcleos de congelação no interior da nuvem que fazem cessar o fenómeno da superfusão.

O fenómeno de queda de neve é frequente em regiões com temperaturas baixas, nomeadamente em latitudes mais elevadas e em zonas de montanha. Em alguns locais, nomeadamente nas montanhas mais altas e em latitudes polares, a neve permanece ao longo de todo o ano, sendo designadas por isso por neves eternas.

272 Visualizações 2 Total
272 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.