El Niño

Conceito de El Niño: El Niño é a designação dada a um fenómeno climatérico que por vezes assume proporções particularmente…

Conceito de El Niño

El Niño é a designação dada a um fenómeno climatérico que por vezes assume proporções particularmente violentas, e caracteriza-se por fortes chuvas e inundações associadas a um acentuado aquecimento das águas oceânicas (e que pode atingir os 5ºC a 6ºC). Em algumas ocasiões excepcionais pode mesmo ocorrer uma inversão na direcção dos ventos alísios entre a América do Sul e o Sudoeste Asiático, transportando águas quentes para a costa sul-americana.

Apesar de localizado na costa sul-americana do Pacífico, este fenómeno pode ter repercussões ao nível mundial devido às alterações profundas que provoca no estado da atmosfera em diversas partes do planeta.

A expressão “El Niño” (em português, “O Menino”) deve-se ao facto deste fenómeno se verificar, geralmente, na altura do Natal.

623 Visualizações 1 Total
623 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.