O termo Barlavento existe para definir o lado de onde sopra o vento, ao contrário, de sotavento que significa para o lado em que vai soprar o vento. O vento frio e húmido alcança alturas maiores para ultrapassar a barreira montanhosa e, com isso, perde humidade e quando passa a montanha, o vento fica mais seco e, consequentemente, com temperaturas maiores na região do sotavento. Com esta conjugação, também é mais normal encontrarmos zonas com vegetação a barlavento e zonas mais áridas a sotavento.
Em Portugal, existe esta denominação na região do Algarve. O Barlavento Algarvio situa-se na parte ocidental do Algarve, entre o Cabo de Santa Maria e Sagres, já que os ventos predominantes vêm deste quadrante. A parte mais oriental do Algarve é denominada por Sotavento Algarvio. No globo, existem outras zonas em que estão divididas por esta denominação, como nas Ilhas Canárias, em Espanha, ou as Ilhas Barlavento e Sotavento, em Cabo Verde.
Esta expressão do Barlavento e, por consequência do sotavento, também é utilizada no âmbito náutico, tendo a mesma explicação como vimos na meteorologia. O lado de onde sopra o vento é o barlavento e o lado para onde sopra o vento é o sotavento, sendo que nas embarcações, o lado do barlavento é o lado onde incide o vento para que possa velejar.