Conceito de Bacia Hidrográfica
A bacia hidrográfica (ou bacia de drenagem) de um determinado rio ou curso de água, designa uma região cujas águas das chuvas escorrem para esse mesmo curso de água e seus afluentes e sub-afluentes. A formação das bacias hidrográficas ocorre devido aos desníveis do terreno que orientam a drenagem das águas dos pontos mais altos para os pontos mais baixos e numa determinada direcção. Todas as bacias hidrográficas de uma determinada região estão separadas topograficamente entre si pelos chamados divisores de águas, sendo possível dividir, através desses divisores, todo o território em bacias hidrográficas.
Existem vários tipos de bacias hirográficas, nomeadamente quanto ao local para onde são drenadas as águas. As mais comuns são as exorreicas, aquelas em que as águas drenam direta ou indiretamente para o mar. Outro tipo são as endorreicas, aquelas em que as águas são drenadas para um lago ou para um mar fechado – o melhor exemplo é a bacia do Mar Cáspio que, entre outros, recebe as águas do Volga e seus afluentes. Referência ainda para as criptorreicas (quando as águas desaguam para o interior de rochas porosas (nomeadamente calcário) formando lagos subterrâneos) e para as arreicas (quando o rio seca num determinado momento do seu percurso ou quando as águas penetram em lençóis freáticos, o que acontece muito nos desertos)
Com mais de 7 milhões de km2 de área, a bacia hidrográfica do rio Amazonas, localizada na América do Sul, é a maior do mundo. Segue-se a bacia hidrográfica do rio Congo, localizada em África, e que ocupa uma área de cerca de 3,7 milhões de km2.