Conceito de Tecido Ósseo
Todo o nosso esqueleto é constituído por tecido ósseo. As funções principais do tecido ósseo são o suporte dos tecidos moles, proteção dos orgãos vitais (ex: cérebro e espinal medula), armazenamento e regulação de minerais essenciais (ex: cálcio e fósforo), apoio aos músculos esqueléticos e a produção de glóbulos vermelhos, ao alojar e proteger a medula óssea.
Macroscópicamente, os ossos de um indivíduo adulto apresentam duas componentes estruturais; o osso compacto ou cortical (mais denso), que se encontra por exemplo nas diáfises (zona mediana dos ossos longos, compreendida entre as extremidades) ou ossos chatos (ex: crânio e escápula); e osso esponjoso ou trabecular (mais poroso) encontrando-se nas epífises (extremidades dos ossos longos) ou corpos vertebrais.
Microscópicamente, o tecido ósseo é composto por células responsáveis pela síntese e deposição da matriz óssea (osteoblastos), manutenção (osteócitos) e reabsorção do tecido ósseo (osteoclastos) e por material extracelular calcificado (matriz óssea). A matriz óssea é a componente maioritária, sendo constituida por uma fracção inorgânica (hidroxiapatite e fosfato de cálcio) que atribui a resistência e dureza aos ossos e por uma fracção orgânica, constituída por cerca de 90% de colagénio do tipo I (presente também nas cartilagens, tendões e pele) e outras proteínas não colagénicas.