Prasinophyceae é uma classe de algas verdes unicelular pertencentes ao Filo Chlorophyta. São consideradas como primitivas e englobam principalmente espécies marinhas planctônicas mas também tem alguns representantes de água doce.
São diversos morfologicamente e incluem organismos que possuem de um a oito flagelos e outros que são sésseis. As células de muitas espécies são cobertas com escamas de origem orgânica enquanto que outros não possuem qualquer proteção. Um dos géneros mais conhecidos deste grupo é o Ostreococcus, tanto por estar presente pelo mundo inteiro como por ser considerado o eucariótico de vida livre de menor tamanho possuindo em media 0.95 μm. Membros desta classe possuem estruturas celulares muito simples, contendo apenas um cloroplasto e uma única mitocôndria.
Possuem também um genoma bastante reduzido para um eucariótico, de apenas 12 Mbp. Estudos recentes demonstram que as prasinofítas são um grupo não evolucionário, sendo altamente parafilético. Foi sugerido que organismos prasinofítas flagelados, seriam os antecessores de todas as plantas verdes (Chlorophyta e Streptophyta). Os primeiros registos fósseis, correspondem ao proterozoico e chegam até a atualidade. Estes fósseis aparecem associados a depósitos marinhos e a águas salobras, sendo poucas as espécies que se encontram em depósitos de água doce.