Pongídeo

Pongídeos são o grupo de Primatas mais aparentado com o Homem. Incluem o orangotango, o gorila e o chimpanzé. É actualmente considerado um grupo artificial.

Os Pongídeos são o grupo de Primatas historicamente utilizado para designar os animais mais aparentados com o Homem. Incluem o orangotango (género Pongo), o gorila (género Gorilla) e o chimpanzé (Pan troglodytes). Este grupo tem sofrido diversas revisões taxonómicas e neste momento possui apenas significado histórico. Alguns autores incluíam também o gibão. Actualmente, considera-se que este agrupamento constitui uma imprecisão e o termo ‘pongídeo’ deixou de ter significado científico. Actualmente, estes macacos foram distribuídos pelas subfamílias Ponginae (orangotango) e Homininae (gorila e chimpanzé).

Os chimpanzés são os mais próximos do Homem, seguindo-se do gorila e o orangotango. Este grupo inclui os Primatas de maior porte. Não possuem cauda e os seus dedos possuem a capacidade de manipular objectos pequenos. Possuem braços mais compridos que os restantes macacos, cabeça de grandes dimensões, mandíbulas fortes com grandes dentes.

Devido à caça intensa destes animais e à redução do seu habitat, a maioria destas espécies encontra-se em risco de extinção.

 

O orangotango

O nome ‘orangotango’ significa ‘homem dos bosques’. Possui grandes dimensões e uma pelagem castanho avermelhada. Os machos podem chegar a atingir os 90 quilogramas e cerca de 1.5 metros de altura.

São arborícolas (é o maior mamífero que vive nas árvores) e alimentam-se de frutos, folhas e rebentos. Utilizam tanto os braços como as pernas para se agarrarem às árvores. Possuem mandíbulas fortes que os auxiliam a partir as cascas dos frutos e a rasgar as cascas das árvores para colherem a seiva. São, por vezes, insectívoros e, podem ainda comer ovos e pequenas aves, répteis ou mamíferos.

Os machos produzem vocalizações para atrair as fêmeas e afastar potenciais rivais.

A distribuição geográfica dos orangotangos está limitada às ilhas de Bornéu e Sumatra, na Indonésia e Malásia. As densidades populacionais e área de distribuição dos orangotangos têm vindo a declinar acentuadamente, sendo agora uma espécie em risco de extinção. Estima-se que existam somente entre 15.000 a 25.000 indivíduos em estado selvagem.

 

O gorila

Os gorilas são os maiores Primatas que existem. O macho pode atingir 1.8 metros de altura e 180 quilogramas. São animais que apresentam uma compleição física forte e robusta, com músculos muito fortes e bem desenvolvidos. O peito é largo, os braços compridos e a cabeça é grande com uma acentuada abóbada craniana. A pelagem é completamente preta e, nos mais velhos, apresenta ainda manchas prateadas no dorso e flancos.

São animais completamente vegetarianos e alimentam-se de folhas, caules, fetos, rebentos e frutos. Alimentam-se, principalmente, ao final da tarde, altura do dia em que constroem os ninhos onde vão dormir durante a noite, recolhendo ramos e galhos.

Não produzem vocalizações exceptuando durante disputas com outros machos.

Os gorilas formam agrupamentos com densidades que podem variar entre os 5 e os 35 indivíduos. Os mais jovens passam mais tempo nas árvores do que os gorilas mais velhos. É comum encontrar-se grupos compostos por um macho mais velho e um ou dois mais jovens, e uma série de fêmeas com os seus pequenos filhotes.

Existem espécies da montanha e espécies das terras baixas. Os das terras baixas possuem pelagem mais curta que os gorilas das montanhas. O habitat do gorila encontra-se nas florestas tropicais da região equatorial africana.

 

O chimpanzé

A taxonomia dos chimpanzés tem sofrido várias revisões, no entanto, considera-se que os chimpanzés se dividem em dois grupos principais, o grupo do chimpanzé-da-Nigéria-Camarões (Pan troglodytes ellioti ) e o grupo do Chimpanzé-central  (Pan troglodytes troglodytes) da África Central e Este.

Os chimpanzés podem viver 50 anos. A nível comportamental, é o animal mais parecido com o Homem. Possuem cuidados parentais, organizam-se em equipa durante a caça, partilham alimentos, estabelecem relações de amizade, possuem uma capacidade de aprendizagem contínua e capacidade de resolver problemas e criar ferramentas. Passam várias horas em actividades sociais que inclui catar os companheiros, removendo sujidade e parasitas.

São animais que possuem o pico de actividade durante o dia, começando a caçar cedo. Deslocam-se mais frequentemente no solo do que entre as árvores e constroem ninhos para passar a noite, tal como os gorilas.

Preferem habitats com árvores de fruto pois, alimentam-se principalmente de fruta, embora também possam comer folhas, sementes, seiva e casca de árvores amolecida. Podem também consumir formigas e lagartas.

Organizam-se em bandos de cerca de 20 a 50 indivíduos constituídos por 1 ou 2 machos líderes, vários juvenis e fêmeas com crias. O chimpanzé-comum possui, habitualmente, o pêlo cinzento ou preto, com face rosada que escurece nos mais velhos. As orelhas, a face, as mãos e os pés são desprovidos de pêlo.

 

 

Referências bibliográficas

 

 

 

3091 Visualizações 1 Total

References:

  • Oates, J.F., Tutin, C.E.G., Humle, T., Wilson, M.L., Baillie, J.E.M., Balmforth, Z., Blom, A., Boesch, C., Cox, D., Davenport, T., Dunn, A., Dupain, J., Duvall, C., Ellis, C.M., Farmer, K.H., Gatti, S., Greengrass, E., Hart, J., Herbinger, I., Hicks, C., Hunt, K.D., Kamenya, S., Maisels, F., Mitani, J.C., Moore, J., Morgan, B.J., Morgan, D.B., Nakamura, M., Nixon, S., Plumptre, A.J., Reynolds, V., Stokes, E.J. & Walsh, P.D. 2008. Pan troglodytes. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2015.2. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 04 September 2015.
  • Arsuaga, J. L. (2007). O colar do neanderthal. busca dos primeiros pensadores. Rio de Janeiro: Globo.
  • Kardong, Kenneth. (2006). Vertebrates – Comparative Anatomy, Function, Evolution. 4th Edition. McGraw-Hill.
3091 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.