As piranhas são peixes ósseos que vivem em meio fluvial e cujo comprimento médio geralmente não ultrapassa os 30cm. São característicos dos rios da América do Sul, nomeadamente da bacia do rio Amazonas e são predadores vorazes, tendo vindo a gozar de uma reputação de ferocidade. No entanto, estes animais apenas representam uma ameaça real em situações específicas, como períodos de escassez de alimento ou densidade populacional excessiva.
A piranha-vermelha (Pygocentrus nattereri) é possivelmente a espécie mais conhecida destes peixes, quer pela sua reputação de animal feroz, quer pela sua utilização na gastronomia.
Alimentação
As piranhas podem ter uma alimentação variada – outros peixes, invertebrados, insetos, etc. Algumas espécies alimentam-se de sementes e frutos. Possuem maxilas fortes e dentes triangulares em forma de lâmina, o que lhe permite cortar eficazmente a carne das suas presas. São capazes de detetar sangue de animais feridos na água e, formando cardumes e juntando esforços, podem atacar presas de grande porte.
References:
- LEANDRO, P.; GIL, F.; INÁCIO, A. (2009). Guia – Aquário Vasco da Gama. Oeiras: Aquário Vasco da Gama.