Lixiviação

Conceito de Lixiviação

Lixiviação define o movimento de substâncias, tais como fertilizantes e minerais, através de solos permeáveis. A matéria orgânica, a textura, estrutura e conteúdo dum solo afetam o processo de lixiviação. Em áreas de clima húmido e regiões equatoriais, com grandes regimes de pluviosidade, os efeitos da lixiviação são mais facilmente sentidos.

Pesticidas, fertilizantes e minerais solúveis, como o cálcio, azoto e o fósforo, são componentes facilmente removidos dos solos pelo processo de lixiviação. Estes compostos estão muitas vezes associados à atividade agrícola e o destino final, de muitos destes compostos, são as águas superficiais e subterrâneas, onde tendem a persistir por vários anos. Baixas temperaturas, pouca atividade microbiológica, ausência de luz e baixos níveis de oxigénio resultam numa baixa decomposição química destes compostos, e consequentemente, estes persistem nas águas subterrâneas por vários anos.

A lixiviação destas substâncias conduz ao processo de eutrofização em muitas das massas de água afetadas, pelo aumento do nível de nutrientes, como o nitrato e o fosfato na água.

1306 Visualizações 1 Total
1306 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.