Lípido

Conceito de Lípidos: Os lípidos, são compostos orgânicos que constituem um grupo de biomoléculas extremamente heterogéneo onde se incluem as…

Conceito de Lípidos

Os lípidos, são compostos orgânicos que constituem um grupo de biomoléculas extremamente heterogéneo onde se incluem as gorduras, as ceras, os fosfolípidos, os glicolípidos, os carotenos e os esteróides. Uma das formas de classificar os lípidos é em lípidos derivados do álcool e ácidos gordos e os não derivados do álcool e ácidos gordos.

As principais funções dos lípidos nos organismos são as seguintes:

  • Reserva energética: dado o seu poder calorífico, superior ao dos glícidos, muitos lípidos constituem uma importante fonte de reserva energética.
  • Função estrutural: alguns lípidos como os fosfolípidos e o colesterol são importantes constituintes das membranas celulares.
  • Função protectora: as ceras, que revestem folhas e frutos das plantas e os pêlos e penas de muitos animais tornam-nos impermeáveis à água.
  • Função vitamínica e hormonal: alguns lípidos entram na constituição de vitaminas, como a vitamina E e vitamina K e de algumas hormonas, nomeadamente as hormonas sexuais.
1568 Visualizações 1 Total
1568 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.